Ad Code

Armário do Professor

DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Brincadeiras para Sala


Para aproveitar todo o tempo em uma sala cheia de crianças, só contar histórias e dar desenhos para eles pintarem não será tão eficaz para complementar seus conhecimentos. Para isso separei aqui algumas brincadeiras que podem ser feitas entre as crianças, utilizando materiais fáceis de conseguir e que são verdadeiros trunfos para a diversão dos pequenos.


1. Briga de Galo

☺ Idade: A partir dos 9 anos
☺ Local: Sala
☺ Participantes: No mínimo 8 participantes
☺ Material: Papel, fita crepe ou fita adesiva

Pedir ao grupo dois voluntários para a brincadeira. Colocar nas costas de cada um deles um papel com uma palavra qualquer (sem que eles saibam o que está escrito nas costas um do outro). Eles deverão esforçar-se para descobrir o que está escrito nas costas do companheiro, sem deixar que este veja o que está escrito nas suas costas. Eles não poderão usar as mãos e estas deverão estar cruzadas para trás. Observa-se que os efeitos são idênticos a uma briga de galo.
☺ Sugestão: Podem ser nomes de animais, nomes de personagens bíblicos, cidades bíblicas etc.


2. Em Busca do Tesouro

☺ Idade: A partir dos 7 anos
☺ Local: Sala
☺ Participantes: No mínimo 10 participantes
☺ Material: Cartolinas coloridas, quadro-negro ou mural, giz ou caneta

O animador irá preparar as cartolinas coloridas, recortando-as em vários pedações, sendo que cada cor corresponderá a um valor de pontos estipulados por ele. O animador irá ao quadro-negro e relacionará esses valores, ou os anotará num mural com os participantes fora da sala. Antes que os participantes entrem na sala, ele esconderá os pedaços de cartolina em diversos lugares da sala. Quando os participantes entrarem na sala, ele explica o jogo e, então, dá o sinal para que os participantes comecem a procurar as cartolinas. Ao final de um tempo estipulado anteriormente, o animador procederá a contagem dos pontos, de acordo com as cores da cartolina. Vencerá o jogo quem fizer o maior número de pontos. Essa atividade pode ser realizada individualmente, como foi descrita ou em equipe.

☺ Sugestão: Na falta de cartolina, pode-se usar chamex colorido. Para um incentivo maior, enfeite uma caixa de bombom como um baú do tesouro e o grupo vencedor a ganha como recompensa.


3. Jogo das Letras

☺ Idade: A partir dos 8 anos
☺ Local: Sala
☺ Participantes: No mínimo 10 participantes
☺ Material: Quadro-negro ou cartaz, giz escolar, papel, caneta ou lápis

O animador dividirá os participantes em um certo número de equipes. O animador escreverá, no quadro negro ou no cartaz, uma palavra qualquer, ou mais de uma palavra. As equipes deverão, dentro de um tempo determinado, formar outras palavras usando as letras da palavra escrita pelo animador. Todos os participantes das equipes deverão participar do jogo. A equipe vencedora será aquela que conseguir formar o maior número de palavras.
☺ Sugestão: O animador poderá apresentar uma palavra e cada equipe listará versículos bíblicos que contenham a palavra dada. Vence a equipe que listar o maior número de versículos bíblicos. Pode-se usar a Bíblia.


4. O Telegrama

☺ Idade: A partir dos 10 anos
☺ Local: Sala
☺ Participantes: No mínimo 10 participantes
☺ Material: Papéis, lápis

O Animador dividirá a turma em duas equipes e os colocará sentados, formando dois círculos com os participantes segurando uma folha de papel e um lápis. O animador escolherá uma palavra de 8 a 10 letras. Cada letra desta palavra será na ordem,a s iniciais das palavras formarão um telegrama, que será redigido por cada grupo num tempo determinado pelo animador. Será vencedora a equipe que formular o melhor telegrama, que será escolhido pelo animador. O animador poderá variar a brincadeira, dividindo a equipe em grupos menores ou até fazer com que o telegrama seja formulado individualmente.

☺ Sugestão: Pode-se usar algumas palavras como multidão, escritura, agricultor, consolador etc.




Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Armário do Professor