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Projeto Pedagógico "Sem Saúde Não Há Vida"


PROJETO PEDAGÓGICO “SEM SAÚDE NÃO HÁ VIDA”

·         APRESENTAÇÃO:

            O presente projeto apresenta uma proposta enriquecedora, planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada no ano letivo, buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização dos hábitos de higiene.

·         JUSTIFICATIVA


            O Projeto "Sem saúde não há vida", é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atura em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade. Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos.

·         OBJETIVO GERAL

            O objetivo principal do Projeto "Sem saúde não há vida" é conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.

·         OBJETIVOS ESPECÍFICOS

     Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;
     Identificar doenças causadas por falta de higiene;
     Discutir as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
     Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;
     Adotar hábitos de auto cuidado, respeitando as possibilidades e limites do  próprio corpo;

·         DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

            6.1 Metodologia

Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho realizado com os alunos. São informações variadas, enfocando sempre a prática da higiene corporal. Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo para os alunos, portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de higiene.

Banho: A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o aparecimento de assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de clima quente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico. De acordo com as necessidades locais, ensinar a fazer um chuveiro de lata.

Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas é medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos estéticos relacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas.

Vestuário: O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura quando exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos de temperatura, podem surgir alterações no organismo. Mostre que o vestuário é importante na manutenção da temperatura corporal.

Dentes: Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde. A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias, como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes podres a sua origem.

Cabelos: Devem ser cortados habitualmente. E lavados com shampoo ou sabão diariamente, ou então, duas vezes por semana.

            6.2 Estrutura de Apoio

            A execução do projeto terá a colaboração de toda a equipe pedagógica,  pais, alunos e toda a comunidade.

            6.3 Integração com a Comunidade

            Deve-se contar com a participação de todos que estão inseridos no processo. Contar-se-á também com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde, Postos de  Saúde, com a realização de palestras, exibição de filmes, debates, entrevistas, etc.

            6.4 Procedimentos

            Quanto ao funcionamento: A proposta será desenvolvida a todos os alunos do ensino fundamental das séries do 1° ao 5° ano, sem duração pré-definida, através de atividades interdisciplinares.

            6.5 Recursos Humanos

            Professores, orientadores, supervisores, estagiários, alunos e voluntários.

            6.6 Recursos Materiais

            Serão utilizados: jornais, painéis, revistas, murais, apostilas, material didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, etc.

            6.7 Avaliação do Rendimento

            Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo.
            É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local de estudo e trabalho.
              A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.
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