PROJETO PEDAGÓGICO “SEM SAÚDE NÃO HÁ VIDA”
·
APRESENTAÇÃO:
O
presente projeto apresenta uma proposta enriquecedora, planejada e
interdisciplinar que deverá ser trabalhada no ano letivo, buscando a
integração da Escola e Família, no sentido da conscientização dos hábitos de
higiene.
·
JUSTIFICATIVA
O
Projeto "Sem saúde não há vida", é uma proposta que possibilita e
garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de
vida. Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e
sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de cidadãos
capazes de atura em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da
coletividade. Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no
que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e
transformadora de atitudes e hábitos.
·
OBJETIVO GERAL
O
objetivo principal do Projeto "Sem saúde não há vida" é conscientizar
os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão
de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas prática de
promoção, proteção e recuperação da saúde.
·
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
◦
Levar
o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;
◦
Identificar
doenças causadas por falta de higiene;
◦
Discutir
as formas de higiene corporal, bucal, etc.;
◦
Estimular
para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;
◦
Adotar
hábitos de auto cuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
·
DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
6.1 Metodologia
Eis aqui algumas informações que facilitarão o trabalho
realizado com os alunos. São informações variadas, enfocando sempre a prática
da higiene corporal. Vale lembrar que, nós, educadores, somos o exemplo vivo
para os alunos, portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente
as normas de higiene.
Banho: A pele tem milhões de glândulas
especiais que produzem suor, e outras que produzem uma substância parecida com
o sebo. A falta de banho provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se
somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência é o
aparecimento de assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de
aparecimento de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países
de clima quente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais
higiênico. De acordo com as necessidades locais, ensinar a fazer um chuveiro de
lata.
Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre
limpas é medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa
coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a
verminose e outras doenças intestinais. Além disso, valorizar os aspectos
estéticos relacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer
unhas.
Vestuário: O corpo humano regula, automaticamente,
sua temperatura quando exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há
exposição aos excessos de temperatura, podem surgir alterações no organismo.
Mostre que o vestuário é importante na manutenção da temperatura corporal.
Dentes: Existe uma íntima relação entre
dentes bem cuidados e boa saúde. A pessoa com dentes estragados não mastiga
direito; a qualquer momento pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo
de doenças muito sérias, como reumatismo infeccioso, que pode ter nos dentes
podres a sua origem.
Cabelos:
Devem ser
cortados habitualmente. E lavados com shampoo ou sabão diariamente, ou então,
duas vezes por semana.
6.2 Estrutura de Apoio
A
execução do projeto terá a colaboração de toda a equipe pedagógica, pais, alunos e toda a comunidade.
6.3 Integração com a Comunidade
Deve-se
contar com a participação de todos que estão inseridos no processo. Contar-se-á
também com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde, Postos de Saúde, com a realização de palestras,
exibição de filmes, debates, entrevistas, etc.
6.4 Procedimentos
Quanto
ao funcionamento: A proposta será desenvolvida a todos os alunos do ensino fundamental das séries do 1° ao 5° ano, sem
duração pré-definida, através de atividades interdisciplinares.
6.5 Recursos Humanos
Professores,
orientadores, supervisores, estagiários, alunos e voluntários.
6.6 Recursos Materiais
Serão
utilizados: jornais, painéis, revistas, murais, apostilas, material
didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, etc.
6.7 Avaliação do Rendimento
Percebendo
que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através desse projeto,
queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da
necessidade do cuidado do corpo como um todo.
É um
assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado
para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os alunos se
informem das várias formas de higiene em casa, na escola, no local de estudo e
trabalho.
A
proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que
merece carinho e cuidados especiais.
0 Comentários