Ad Code

Armário do Professor

DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Tudo o que você precisa saber sobre Jogos de Tabuleiro na Educação


Algo que não é muito utilizado atualmente, mas traz um grande impacto no estímulo ao raciocínio, memória e estratégia, além de promover o contato com outras crianças são os Jogos de Tabuleiro.

Com registros de jogos de tabuleiro há cerca de 5000 anos em civilizações como Egito e Mesopotâmia, o jogo Mancala se apresenta como um dos mais antigos, com mais de 7 mil anos de existência.

Os jogos de tabuleiro utilizam de superfícies planas e pré-marcadas, com desenhos ou marcações de acordo com as regras envolvidas em cada jogo específico. Os jogos podem ter por base estratégia pura, sorte (por exemplo, rolagem de dados), ou uma mistura dos dois, e geralmente têm um objetivo que cada jogador pretende alcançar.

Segundo a psicóloga Linete Campos, a atividade ajuda muito no desenvolvimento infantil. "Jogos e brinquedos estimulam habilidades que a criança vai aplicar na vida quando estiver adulta", explica. "Esses jogos, por meio de regras, conquistas e derrotas, ensinam que ter foco, calma e motivação para atingir objetivos é essencial na vida", completa a psicóloga sobre os jogos de tabuleiro.

Dessa forma, criamos esse jogo de tabuleiro para trabalhar a ortografia, porém o tabuleiro pode ser usado para outros jogos, é só o professor confeccionar fichas com a matéria que está sendo passada, como por exemplo: contas, perguntas sobre a matéria etc.

Confira abaixo:




*Outras ideias tiradas da internet:














Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Armário do Professor