Latest Posts:

Sequência Didática - Dia do Índio



*Objetivos:

- Conhecer e sensibilizar as crianças, sobre a história dos índios, saber sobre as dificuldades que eles enfrentam, seus usos, costumes, hábitos alimentares, palavras, lendas e crenças.
- Relatar às crianças as injustiças cometidas contra os índios, que estão sendo dizimadas pela civilização para despertar o Carinho das crianças para com os índios e com todos ao seu redor.
- Trabalhar os numerais de 1 a 10.
- Desenvolver o ritmo e atenção.

*Metodologia:

- Monte uma roda de conversa com os alunos e faça perguntas sobre os índios, como: "onde vivem?", "o que comem?", "como são suas roupas?", "ainda existem índios no Brasil?", etc. E depois converse com eles sobre a comemoração do Dia do Índio e a importância dessa data para nós brasileiros;

- Cante com seus alunos a canção "1, 2, 3 Indiozinhos", fazendo a contagem com os dedos e depois inventando gestos para a segunda parte:

1, 2, 3 indiozinhos
4, 5, 6 indiozinhos
7, 8, 9 indiozinhos
10 no pequeno bote
Iam navegando rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o indiozinho olhou pra baixo
E o bote quase virou

- Confeccione com papel cartão amarelo e preto o rosto de 10 indiozinhos, fixe em um palito de picolé cada um dos rostinhos e numere-os de 1 a 10 na parte de trás dos rostinhos. Com um papel craft marrom, faça uma canoa e fixe-a em um pedaço de isopor onde serão colocados os indiozinhos, como nas fotos abaixo:




- Para brincar com seus alunos, peça para que um por um retire um indiozinho da canoa e ele terá que dizer que numeral é aquele. Você pode adaptar essa brincadeira para a faixa etária de sua turma e também para a metodologia de sua aula.


- Após realizar esse momento com a turma, aplique uma atividade abaixo para reforçar o aprendizado.









Share on Google Plus

About Joe Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário