Ad Code

Armário do Professor

DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Psicomotricidade na Pré-Escola



O QUE É?

É uma ciência que cuida da criança a partir do seu corpo e de seus movimentos. Ela põe em jogo as funções intelectuais e educa os movimentos.

Com o domínio e o conhecimento do próprio corpo, a criança se desenvolverá, economizará energia, pensará em seus gestos para aperfeiçoar o seu equilíbrio, normalizando seu comportamento e possibilidade de troca de comunicação para o exterior.

O trabalho inicial da psicomotricidade é levar a criança a sentir o seu corpo como um todo, em busca da percepção global, total, do esquema corporal, estático em seu movimento, em relação ao mundo ao seu redor.

ESQUEMA CORPORAL

É o conhecimento, a imagem e o uso do corpo em movimento ou estático, em relação ao mundo exterior e objetos. A tomada de consciência e o controle das sensações afetivas ao corpo estão incluídos nessa noção.

Em resumo, ESQUEMA CORPORAL é a conscientização do próprio corpo, suas partes, seus movimentos, atitudes e posturas.

É uma conscientização lenta, que se faz devagar, a partir dos dados da percepção, que se organizam numa representação mental e dinâmica.

São três os sistemas que levam informações sobre o corpo ao Sistema Nervoso:

1) Visceroceptivo: Representado por informações desorganizadas, confusas, provenientes das vísceras.

2) Exteroceptivo: Composto pelas impressões obtidas através da pele, de estímulos exteriores.

3) Proprioceptivo: Formado pelas impressões internas, provenientes dos músculos, tendões e articulações.

*Fonte: O dia-a-dia do professor: Editora FAPI Indústria Gráfica LTDA; Jun/ 2003.



ATIVIDADES DE ESTÍMULOS PSICOMOTORES

Trabalhar com:

- Espelhos: permita que a criança se observe e conheça o seu corpo. De acordo com a idade, dê comandos para que ela mude as expressões como sorrir, ficar triste, brava, com sono etc. Também pode ser realizado brincadeiras como espelho mágico, onde uma criança fica de frente para a outra e essa possa tentar reproduzir os movimentos do colega.

- Músicas: Cante com seus alunos músicas que utilizam movimentos e coreografias, como por exemplo "Cabeça, ombro, joelho e pé", "De abóbora vai melão", "Se és feliz", "Homenzinho torto".

- Movimentos corporais dirigidos: Coloquem as crianças em círculo e peça para que repitam os movimentos que você fizer, como por exemplo fazer onda com os braços, círculos com a cintura, rodar os braços para a direita ou esquerda, tentar encostar as pontas dos dedos no pé, rodar a cabeça, pular, bater palmas, pular de um pé só etc.

- Brincadeira do toque: Vendar a criança e entregar diferentes objetos com diferentes texturas para ela segurar. Caso sejam alunos menores, o uso da venda é dispensável, pois isso poderá criar receios e medos, então deixe a criança ver e sentir o objeto para reconhecer sua textura e forma. Essa brincadeira pode ser feita com frutas, comidas, brinquedo ser objetos em gerais.

- Formas e cores: Leves diferentes objetos de formas e cores variadas. Nessa atividade você escolhe um dos temas e trabalha com as crianças, por exemplo: formas diferente - leve objetos quadrados, redondos, triangulares etc; cores - leve objetos coloridos e peça para as crianças nomear as cores; tamanhos - disponha os objetos sobre uma superfície e peça a criança para pegar o objeto maior, o menor, o médio... 





Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Armário do Professor