Ad Code

Armário do Professor

DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Série 200 dias de aula - Dia 5


É importante o estímulo para o autoconhecimento no desenvolvimento de uma criança. Para isso, o professor deve propor atividades que faça com que os alunos manifestem suas emoções, fazendo-as experimentar novas descobertas, desafios e sensações. Um grande aliado para essas atividades são os jogos e brincadeiras lúdicas sempre com um propósito específico.

Como estamos voltados para o reconhecimento de sua identidade, trabalhar aspectos como os nomes, emoções e o conhecimento de seu corpo, conseguimos preparar algumas atividades em cima disso.


- ACOLHIDA:



***Obs.: Caso o professor trabalhe na educação infantil, elabore cartazes do calendário, tempo e ajudante do dia e acrescente o momento para olhá-los durante a rotina.

2 - Boneco de Massas: 



- Uma criança fica agachada ou em pé. A  outra criança começa a fazer as posições que quiser com a outra, como se ela fosse um boneco de massa sendo modelado.

- Depois troca. Quem era o boneco vira o escultor.

- O professor pode fazer um concurso do boneco que ficar na posição mais bonita.

3 - Descobrindo meu nome

- Em uma caixa coloque as letras que formam o nome de todos os seus alunos. Elas podem ser de E.V.A., impressas em papel, ou até mesmo escritas e recortadas.

- Coloque a ficha do nome do aluno sobre a mesa e ao sinal do professor os alunos deverão ir até a caixa para pegarem as letras que formam o seu nome, mas só vale uma por vez.

- Como incentivo o professor pode dar uma bala ou um pirulito para aqueles que forem terminando.

- Essa atividade ajudará no reconhecimento de letras, apropriação do seu nome na forma escrita, desenvolver a atenção e o raciocínio lógico.

- DESENVOLVIMENTO DA AULA:

4 - Ensine para os seus alunos a música "A canoa virou":


- Prepare alguns materiais (cartolina, guache, giz de cera, etc) e monte com seus alunos um painel com o tema fundo do mar.

- Depois peça para que os alunos pinte e recorte o peixe abaixo, escrevendo o nome deles no centro de cada peixe.


- Monte uma rodinha com seus alunos, fixando o painel na parede na altura que seus alunos alcancem, para fixar os peixinhos. Cole um pedaço de fita crepe ou dupla face na parte de trás dos peixinhos e entregue aos alunos.

- Cante a música "A canoa virou" substituindo a parte "foi por causa do _______" pelo nome do seu aluno. Quando o nome desse aluno for mencionado ele deverá se levantar, ir até o painel e pregar o seu peixinho. Faça isso até todos os seus alunos colarem os peixinhos no painel.


- ATIVIDADES:

(Clique sobre a imagem para ampliá-las e salvá-las em seu computador)








☺ Você poderá gostar também de:




Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Armário do Professor