Ad Code

Armário do Professor

DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

1º Dia de Aula: Planejamento e Atividades (Nova BNCC)


A ACOLHIDA no primeiro dia de aula será a parte mais importante do seu planejamento. Na volta às aulas, muitas crianças estão retornando à escola vindas de uma turma anterior e outras, dependendo de qual turma escolha para trabalhar, nunca pisou numa escola antes. Então é normal que a maioria se sinta desconexa daquele ambiente, receio na interação com o professor e com outros colegas e até mesmo estranhamento e choro, sentindo falta de casa ou dos pais.

Para contornar isso, no acolhimento das crianças, o professor deve tomar uma postura simpática, alegre, empática e carinhosa. Na educação infantil, usar roupas coloridas, penteados diferentes ou blusas e peças de roupas com desenhos conhecidos, traz uma estratégia do quebra-gelo inicial, onde a criança se identificará com o que está vendo. Então passar segurança e conforto é fundamental nesse primeiro momento.

Então passamos para a ROTINA, que deve ser seguida com disciplina nos primeiros dias para que a criança acostume-se ao novo ambiente ao qual ela está ingressando. Nessa parte o professor deverá analisar seus alunos, a realidade de sua escola e qual a melhor metodologia a ser utilizada. Aqui fica algumas dicas:

- Saudação de Bom dia (Boa tarde), acompanhado de alguma música com o tema:

Bom dia coleguinhas 
(Música "Caranguejo não é peixe")

Bom dia coleguinhas,
Como é bom estar na escola
Eu estava com saudades
É tão bom te ver agora.

- Apresentação com os nomes (Chamadinha) e conversa sobre como foi as férias;

- Roda de musicas com cantigas infantis: Borboletinha, Jacaré Poiô, Pirulito que bate-bate, Pombinha Branca, De abóbora vai melão etc.

Após esse momento, as crianças já estarão mais descontraídas e assim o professor conseguirá a atenção de seus alunos para realizar a primeira DINÂMICA em sala:



Essa atividade ocupará alguns minutos da aula, porém se o professor notar que os alunos estão tendo dificuldades em encontrar os objetos, deve ser dado algumas dicas para finalizar e passar o propósito da dinâmica.

Dado um momento para eles absorverem a mensagem passada e se deliciarem com o prêmio de sua caçada, o professor deve retomar a atenção deles, organizando uma rodinha para contar uma história. Como estamos falando sobre volta às aulas, uma boa sugestão que pode ser trabalhada é "Camila e a volta às aulas" (veja a história completa aqui).

Ainda na rodinha da história, o professor pode abrir um momento de discussão sobre a história e levantar algumas questões para os alunos responderem de forma oral:

1- Você gostou da historinha?
2 - Qual é o título da história?
3 - Como se chama o primo de Camila ?
4 - E você, qual a sua opinião sobre a sua escolinha? Como é o seu professor?

Para encerrar esse momento, o professor pode pedir aos seus alunos para ilustrarem a história ou desenharem o seu primeiro dia de aula e como é sua nova escola.


Campos de Experiências trabalhados: O eu, o outro e nós; Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Armário do Professor