Ad Code

Armário do Professor

DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Para Brincar em Casa - Jogo dos Animais


Estamos passando por um momento bem delicado, nunca antes visto na Educação, e se adaptar a essa nova rotina de ficar em casa é a melhor forma para não prejudicar o desenvolvimento da criança. Para isso, jogos lúdicos são muito importantes para distrair a criança, desenvolver habilidades e ensinar de uma forma divertida. Dessa forma, preparei um jogo que pode ser jogado de 5 formas diferentes, onde cada uma delas vai desafiar uma nova habilidade de seu filho.

Primeiro devemos imprimir as duas folhas abaixo, deixar a criança pintar e depois colar em um papel duro (cartolina ou cartão) e recortar.

(Clique sobre a imagem para ampliá-la e salvar em seu computador)



1 - DESCOBRINDO O ANIMAL

Uma criança pega uma carta sem que ninguém veja. Ela deverá fazer o som do animal e os outros tentam adivinhar. O primeiro a acertar substitui a criança.

(Variação: a criança poderá dar características do animal - tem orelha grande, tem listras, é marrom etc)

2 - MÍMICA

O famoso jogo de imitar. A criança pega uma carta virada para baixo e faz gestos sem emitir nenhum som daquele animal. Quem acertar substitui a criança.

3 - JOGO DO MICO

Para esse jogo é necessário imprimir duas folhas de cada página para fazer par, com o detalhe de deixar apenas uma carta de macaco no monte. Para jogar deve ser distribuído 5 cartas para cada jogador que deverá ir comprando para formar os pares.  O primeiro jogador deverá pegar uma das cartas na mão de quem estiver à sua esquerda, sem olhar a figura. Quando formar algum par (duas cartas com o mesmo personagem), o jogador deverá coloca-lo à sua frente. O jogo continuará com cada jogador retirando uma carta por vez de quem estiver à esquerda. O jogo terminará quando sobrar apenas o Mico com um dos jogadores. Quem conseguir formar o maior número de pares será o vencedor.

4 - JOGO DA MEMÓRIA

Para esse jogo também deverão ser impressos duas folhas de cada página. Para jogar basta misturar as cartas, espalhando-as de cabeça para baixo e a criança deverá tentar encontrar os ares dos animais, virando uma de cada vez. se acertar tenta de novo, se errar é a vez do outro jogador.

5 - COLOCANDO EM ORDEM ALFABÉTICA

Para essa brincadeira a criança deve organizar as cartas em ordem alfabética de acordo com a primeira letra de cada animal. Nessa brincadeira poderá ser trabalhado as letras e a forma de escrita de cada nome animal.




☺ Você poderá gostar também de:


Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Armário do Professor