Muitos professores tem grandes dúvidas na hora de montar o "Perfil da Sala" ao iniciar sua carreira como professor ou por ter trabalhado um bom tempo em escolas que não exigiam tal documento. Esse relatório é um importante instrumento pedagógico para o educador realizar com mais precisão as suas fichas de trabalho, os seus planos de aula e o seu planejamento. O perfil da sala poderá fornecer informações importantes para conhecer os alunos e ajustar o conteúdo para facilitar a compreensão de todos, ajudando assim em seu processo de aprendizagem.
Todos os dados que são registrados nesse relatório são confidencias, que se destinam apenas para intervenções pedagógicas. Dessa forma, vale salientar que deve ser evitado criar rótulos para alunos que apresentam certos tipos de dificuldades, relatando de maneira concisa e séria os problemas ocorridos em sala ou as dificuldades apresentadas pelos alunos.
Abaixo tem um modelo desse relatório e em sequência como deve ser preenchido:
Nesse relatório o professor deverá descrever de forma concisa como é sua turma, relatando como eles se comportam e como é o convívio entre eles. Também deverá ser indicado se na sala possui algum caso de inclusão e como o aluno se porta diante das atividades propostas e como é o relacionamento dele com os demais alunos da sala.
A classe é composta por _____ meninos e _____ meninas. De modo geral a sala é muito ______ (esforçada, esperta, comunicativa etc). O convívio entre as crianças é tranquilo, demonstrando um bom relacionamento entre todos. Além disso, gostam de participar e auxiliar os demais colegas durante as atividades propostas.
Alguns alunos apresentam dificuldades na fala, demonstrando embaraço ao se expressar e a pronunciar algumas palavras, o que é próprio de sua idade. (Isso dependerá da turma em que você trabalha, avalie de acordo com a faixa etária e série).
A sala é composta por um grupo heterogêneo, e também há um caso de inclusão ________________________________ (se houver um caso, acrescente detalhes relatando no campo, se não, basta apagar essa parte).
As crianças dessa sala são (agitadas, calmas, espertas, participativas, desinteressados) e tem facilidade (dificuldade) em cuidar e organizar os brinquedos, brincam de forma amigável, dividem os brinquedos, (brigam, faz pirraça etc). Ocorreram poucos (muitos) casos destrutivos (briga, bater, morder etc). Com os processos aplicados, as crianças aprenderam (ou não) a dividir seus brinquedos e a trabalhar em equipe.
Sobre a adaptação, ela ocorreu de formal gradual. No início houve muita resistência (ou não, explique o por que), demonstrando sua primeira experiência em um ambiente escolar. Porém, desde o início, alguns já apresentaram um comportamento afetuoso com os funcionários e professores da escola, adaptando-se com facilidade à rotina escolar.
A princípio, a linguagem oral não era bem desenvolvida, sendo poucos os que respondiam quando lhes eram perguntados. Foi difícil (fácil) criar um vínculo de segurança para que falassem abertamente sem receio entre os demais alunos e o professor.
Durante as atividades aplicadas, os alunos demonstraram ser bastante participativos, realizando o que era proposto com atenção e zelo (ou não, explique o por que). (Se tiver algum aluno com dificuldade, inclua-o aqui e fale um pouco sobre essas dificuldades).
O(a) aluno(a) _______________ faltou muito durante o ano, prejudicando assim o seu desenvolvimento em relação aos demais alunos.
Em sua maior parte, os alunos obedecem e compreende as normas combinadas, exigindo de seus colegas a mesma postura. Contudo, vez ou outra, algum aluno quebra essas regras. Os alunos se adaptaram à rotina da classe.
As famílias participaram ativamente (ou não) das atividades propostas pela escola, como festas em datas comemorativas, projetos educacionais e reuniões realizadas no decorrer do ano.
Em relação a aprendizagem, os alunos apresentaram uma evolução bem grande desde o momento que começaram a estudar na sala (também poderá descrever alguma dificuldade enfrentada ao longo do ano com a turma ou com determinado aluno). As crianças demonstraram interesse pelas atividades e participaram ativamente de cada uma delas.
Foi bem prazeroso trabalhar ao lado dessa turma, onde nota-se o desenvolvimento afetivo e emocional entre todos, refletindo no interesse, criatividade, espontaneidade, mostrando-se observadores e questionadores em cada nova descoberta.
Sobre a adaptação, ela ocorreu de formal gradual. No início houve muita resistência (ou não, explique o por que), demonstrando sua primeira experiência em um ambiente escolar. Porém, desde o início, alguns já apresentaram um comportamento afetuoso com os funcionários e professores da escola, adaptando-se com facilidade à rotina escolar.
A princípio, a linguagem oral não era bem desenvolvida, sendo poucos os que respondiam quando lhes eram perguntados. Foi difícil (fácil) criar um vínculo de segurança para que falassem abertamente sem receio entre os demais alunos e o professor.
Durante as atividades aplicadas, os alunos demonstraram ser bastante participativos, realizando o que era proposto com atenção e zelo (ou não, explique o por que). (Se tiver algum aluno com dificuldade, inclua-o aqui e fale um pouco sobre essas dificuldades).
O(a) aluno(a) _______________ faltou muito durante o ano, prejudicando assim o seu desenvolvimento em relação aos demais alunos.
Em sua maior parte, os alunos obedecem e compreende as normas combinadas, exigindo de seus colegas a mesma postura. Contudo, vez ou outra, algum aluno quebra essas regras. Os alunos se adaptaram à rotina da classe.
As famílias participaram ativamente (ou não) das atividades propostas pela escola, como festas em datas comemorativas, projetos educacionais e reuniões realizadas no decorrer do ano.
Em relação a aprendizagem, os alunos apresentaram uma evolução bem grande desde o momento que começaram a estudar na sala (também poderá descrever alguma dificuldade enfrentada ao longo do ano com a turma ou com determinado aluno). As crianças demonstraram interesse pelas atividades e participaram ativamente de cada uma delas.
Foi bem prazeroso trabalhar ao lado dessa turma, onde nota-se o desenvolvimento afetivo e emocional entre todos, refletindo no interesse, criatividade, espontaneidade, mostrando-se observadores e questionadores em cada nova descoberta.
(cidade) , (dia) de (mês) de (ano) .
(assinatura do professor)
2 Comentários
Muito bom
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluir