Latest Posts:

As 10 Pragas do Egito


Fazer com que a criança conheça um pouco sobre a história do povo cristão é muito importante. Para tanto, as histórias iniciais da Bíblia são repletas de conhecimentos importantes para vida cristã, pois ela mostra como é grande o amor de Deus por nós e como ele faz o melhor para o seu povo. Uma prova disso é a história das 10 pragas do Egito, onde vemos como Deus agiu para livrar o seu povo da opressão de Faraó provando o quanto ele é fiel.

E o melhor é que essa história pode ser tanto trabalhada em EBD's, como Cultinhos Infantis ou Grupo de Estudos com as crianças. Para isso é só preparar uma boa apresentação e aproveitar dos materiais disponíveis pela rede.

Aqui, separei a síntese da história para o professor ter uma base do que trabalhar com suas crianças e também algumas sugestões de atividades e o material de apoio para a contação de história. Aproveite! 



- Objetivo: Mostrar para a criança que é importante obedecer. Devemos obedecer a Deus, nossos pais, professores, e etc... Devemos ouvir a voz de Deus para que sejamos abençoados.

- História:
Você lembra que Moisés foi escolhido por Deus para tirar o povo de Israel do Egito e que ele deveria falar com Faraó para que os libertasse? Moisés e Arão, seu irmão, foram falar com Faraó por duas vezes, mas o coração de Faraó estava endurecido e ele não permitia que o povo de Deus saísse.
Deus enviou então, 10 pragas para aquela terra, afim de que com o sofrimento, o coração do Faraó ficasse menos duro e fizesse a vontade dele.
1ª praga: Deus disse para Moisés mandar Arão estender a vara sobre as águas do Egito para que se transformassem em sangue. Imaginem só que coisa chocante: você acorda, abre a janela e olha para o rio e em vez de água, sangue! Deve ter sido muito assustador!
2ª praga: Deus mandou Moisés falar para o Faraó libertar o seu povo, senão ele cobriria o país de rãs! Já pensou?
Mas nada disso mudava o coração do Faraó, e a cada praga, Deus mandava Moisés falar com ele.
3 ª praga: praga dos piolhos
4 ª praga: praga das moscas
5 ª praga: das pestes nos animais .
6ª praga : praga das úlceras
7ª praga : das saraivas
8ª praga : dos gafanhotos
9ª praga : das trevas.
(Você não precisa se deter muito em cada praga, mas falar o quanto as pessoas ficavam assustadas, e como o coração de Faraó era tão duro.)
Faraó não queria obedecer a Deus, e apesar de tantas pragas, ele não libertava o povo de Israel. Então Deus mandou seu povo fazer uma festa, a Páscoa, que seria uma preparação para a mais terrível de todas as pragas: a morte dos primogênitos (explicar). Deus mandou que as famílias de Israel colocassem sangue de cordeiro nas batentes da parte de cima das portas de suas casas para que seus filhos não fossem mortos. Então o Senhor feriu todos os primogênitos da terra do Egito. Só os israelitas, o povo de Deus receberam o livramento do Senhor. Só depois da morte dos primeiros filhos de cada casa, inclusive o seu próprio filho, foi que Faraó resolveu libertar o povo de Israel.

- Versículo para fixação: “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens” Atos 5:39

- Material de Apoio:










- Atividades para colorir:

 
 


- Atividades de fixação:


 
 

- Música:

No Egito - Voices       OUVIR◘         ◘DOWNLOAD



Share on Google Plus

About Joe Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário