*Objetivos:
- Desenvolver atitudes favoráveis à leitura;
- Desenvolver a atenção, percepção e fazer criativo;
- Trabalhar rimas e divisão de sílabas;
- Estudar moral e ética através de exemplos de certo e errado.
*Metodologia:
- Faça dois cartazes com a musica com letra de forma, sendo que em um escreverá ela completa e no outro deixará espaço em branco onde ficam as rimas:
A MENTIRA DA BARATA
A BARATA DIZ QUE TEM
SETE SAIAS DE FILÓ!
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É UMA SÓ!
A BARATA DIZ QUE TEM
UM ANEL DE FORMATURA!
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É CASCA DURA!
A BARATA DIZ QUE TEM
UM SAPATO DE VELUDO
E É MENTIRA DA BARATA
O PÉ DELA É PELUDO!
- Informe o gênero, explicando o que é uma quadrinha e que esta
música é formada de três quadrinhas. Depois leia com os alunos o texto;
- Leve o aluno a perceber que após cada espaço temos uma nova palavra;
- Grifar/colorir ou escreva as palavras, destacando as rimas:
VELUDO, PELUDO;
- Pedir para os alunos dizerem o que essas palavras têm em
comum (Deixar que eles concluam que elas ‘terminam
iguais’ ou que ‘combinam’). Se for necessário, explicar que o são rimas;
- Ler o texto novamente para os alunos, chamando agora a
atenção para as questões de interpretação, levando-os a entenderem a diferença entre o certo e o errado.
Obs.: Essa sequência didática pode ser divida para ser trabalhada em 5 aulas. Use as atividades abaixo, crie novas, faça brincadeiras, cante a música com eles e use bastante a criatividade.
*Atividades para trabalhar em sala:
(Clique sobre a imagem para ampliá-la)
☺ Você poderá gostar também de:
1 Comentários
Muito bom , gostei 👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻
ResponderExcluir