Aqui está o plano de aula que preparei para dar início a Semana do Folclore que estou realizando com as minhas turmas do Pré 1 e 2 (Educação Infantil), mas que também pode ser utilizadas nas aulas para as séries iniciais do Ensino Fundamental.
Semana do Folclore:
- Objetivo:
* Fazer com que os alunos compreendam a importância do folclore para a nossa identidade cultural;
* Apresentá-los aos personagens que fazem parte do folclore nacional;
* Mostrar outros componentes do folclore, como danças, comidas típicas, brincadeiras, adivinhações, parlendas, trava-línguas etc;
- Conteúdo/ Metodologia:
* Filme "Pequenas Histórias";
* Atividades para colorir²;
* Brincadeiras/cantigas de roda;
* Roda de leitura (Lendas¹).
- Avaliação:
* Se dará pela participação dos alunos e também pela compreensão do tema.
¹Lendas:
Boitatá: Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza.
Curupira: Assim como o Boitatá, o Curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos cor de fogo e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos os que desrespeitam a natureza. Em algumas regiões do Brasil ele é conhecido como Caipora.
Boto: Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta as mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes da madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em boto.
Lobisomem: Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transformar-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontrar pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração é capaz de matá-lo
²Atividades para colorir:
0 Comentários