Ad Code

Armário do Professor

DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Preparatório para o ENEM - Redação


O que mais pega o candidato pelo pé no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a temida redação.

  • Como desenvolver um texto em cima de um tema aleatório? 
  • Como formular minhas ideias para jogá-las no papel? 
  • Quantos parágrafos deve ter minha redação? 
  • Como faço uma conclusão para a redação?
Essas são algumas das perguntas que causam muitas dúvidas em pessoas que não tem muita intimidade com essa parte da prova. Então para elucidar algumas dúvidas e facilitar o desenvolvimento de redações para o ENEM, depois de algumas pesquisas, preparei algumas aulas sobre esse tema que postarei no decorrer das semanas.

Antes de mais nada, aqui vai uma grande dica:


Então vamos começar!

Como todos sabemos, uma redação tem três partes principais: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO. Mas o que são cada uma delas?


Ou seja, é nela que basearemos todo o nosso texto. Após fazermos nossa afirmação inicial (que não precisará ser necessariamente positiva ou a favor), passamos para a argumentação sobre ela. Tudo isso em um limite de cinco linhas, pois acima disso é mais fácil se perder na escrita e escrever coisas sem sentidos. Para criarmos nossa INTRODUÇÃO, basta seguirmos uma simples fórmula:


Nosso parágrafo de INTRODUÇÃO terá dois elementos: TESE e ARGUMENTOS.

A tese será nossa afirmação inicial sobre o tema proposto. Como vemos no exemplo, o texto iniciou afirmando que Juliana "é uma boa amiga". Então, todo esse parágrafo, assim como nossa redação, será para provar essa afirmação.

Dessa forma, nossos argumentos servirão para reforçar a ideia inicial com exemplos reais do por que foi feita aquela afirmação. No exemplo, para mostrar o porquê de Juliana ser uma boa amiga, foi utilizado os seguintes argumentos: "confiável" e "cuida de mim". Dois argumentos simples que comprovam minha afirmação. Assim, a INTRODUÇÃO fica clara e concisa, sem deixar qualquer sombra de dúvida sobre o seu entendimento.

Até aí tudo bem, mas e o desenvolvimento?

É muito simples, os mesmos argumentos que utilizamos para auto-afirmar nossa ideia inicial servirá para identificar quantos parágrafos terá na estrutura de nossa redação. Vejamos o slide:


Após fazermos a INTRODUÇÃO, separamos os argumentos e em cima deles criamos um parágrafo com exemplos da realidade para cada um. Ou seja, se tivermos dois argumentos na introdução, isso indica que nosso desenvolvimento será de dois parágrafos, um para cada argumento. Se tivermos três argumentos, três parágrafos... E por aí vai. 

Esse parágrafo do desenvolvimento servirá para refutar ainda mais o que já foi dito. Ou seja, se no meu primeiro argumento eu coloquei "é confiável", nesse primeiro parágrafo terei que mostrar algum exemplo REAL do por que considero Juliana confiável. Como usamos dois argumentos, nossa redação será composta por: INTRODUÇÃO - PARÁGRAFO 1 - PARÁGRAFO 2 - CONCLUSÃO.


E por último passamos para a conclusão, onde fecharemos nossa afirmação inicial propondo uma intervenção social, que é comum ser pedida em provas do ENEM.


Para tanto, acrescentamos algumas ideias para elucidar o problema proposto no tema, focando sempre em nossa afirmação inicial. Confira o exemplo do texto completo seguindo essas regrinhas:


- INTRODUÇÃO: Tese + 2 argumentos;
- PARÁGRAFO 1: Exemplos da realidade sobre o argumento 1 da introdução;
- PARÁGRAFO 2: Exemplos da realidade sobre o argumento 2 da introdução;
- CONCLUSÃO: Intervenção social, no caso acima mostramos que seria bom se todos tratassem os seus amigos como Juliana me trata.

---

Essas são as primeiras dicas para montarmos uma boa redação. Claro que, aliada aos estudos e à leitura, as chances para alcançar uma boa nota no ENEM aumentam consideravelmente. Treinem bastante e qualquer dúvida, podem me enviar um e-mail: jonhcapixaba@gmail.com. 



Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Armário do Professor