Ad Code

Armário do Professor

DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Brincadeiras para o Dia das Crianças



1 - Jogo da Memória

Material: Alguns objetos (lápis, brinquedos, vasilhas, peças de roupa etc), um pano para cobrir os objetos,  papel e caneta.

Faixa etária: À partir de 7 anos

Objetivo da brincadeira: Ajudar no desenvolvimento da observação e da memória

Execução: Antes dos alunos chegarem, coloque os objetos sobre uma mesa para que os participantes da brincadeira possa vê-los. Cubra-os. Disponha os participantes em círculo e lentamente descubra um a um os objetos para que todos possam v~e-los.
Peça aos representantes para listarem os que viram, na ordem em que foram apresentados. Ganha pontos extras quem listar com detalhes, por exemplo: camisa amarela, giz de cera roxo, etc.

2 - Tiro ao Alvo

Material: uma bola feita de meia, latas ou caixas de leite, balas ou bombons para premiação

Faixa etária: todas as idades

Objetivo: Exercitar a habilidade na pontaria e lateralidade

Execução: Faça uma pilha em formato de pirâmide com as latas ou as caixas. Traceje no chão uma linha que demarcará onde os participantes deverão lançar a bola tentando derrubar as latas. Organize os participantes em fila. Cada um deverá tentar acertar a bolinha na pilha e derrubar o maior número possível de latas. Vence o que derrubar mais latas.

3 - Cadeiras

Material: Apenas o corpo

Faixa etária: Todas as idades

Objetivo: Realizar o movimento aplicando forma similar ao mesmo tempo. Sincronicidade. 

Execução: Forme duplas com os participantes, de preferência que as alturas sejam semelhantes. Sentados no chão, um apoiado nas costas do outro, eles deverão levantar e abaixar, sem ajuda das mãos. Deverão flexionar as pernas ou s quadris para poderem levantar.

4 - Tampinhas no lugar certo

Material: Tampinhas de garrafas pintadas com cores diferentes, uma placa de isopor com furos espalhados por ela do tamanho exato das tampinhas que serão usadas no jogo.
Faixa etária: 7 a 12 anos

Objetivo: Treinar a coordenação motora

Execução: Distribua tampinhas de garrafas entre os participantes (2 ou 3). Dando petelecos com os dedos eles deverão tentar encaixar as tampinhas nos furos. Ganha aquele que primeiro encaixar suas tampinhas.

5 - Testando a memória

Material: Cartolinas numeradas de 1 a 20

Faixa etária: 7 a 12 anos

Objetivo: Testar a memória, sequência lógica e numerais

Execução: Espalhe as cartolinas numeradas pela sala com os números virados para baixo. Com os alunos enfileirados, vire as cartolinas e mostre os números. Em seguida vire-os novamente. Um dos participantes deverá enumerar a sequência correta, sem olhar. Caso erre, outro participante tentará.


☺ Você poderá gostar também de:

Novas atividades viso-motora

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Armário do Professor