Ad Code

Armário do Professor

DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Sequência Didática - Personagens Folclóricos (Iara)


*Objetivos:

- Conhecer sobre as lendas do Folclore Brasileiro;
- Identificar cidades e outros estados do país;
- Desenvolver a criatividade;
- Trabalhar a leitura e a interpretação de texto;
- Entender a importância do folclore para a cultura popular do país.

* Estratégia e recursos para a aula:

- Iniciar a aula fazendo uma breve explicação sobre o que é o Folclore:

Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes, costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.

- Contar aos alunos a lenda de Iara utilizando algum recurso visual (fantoches, multimídias, imagens ilustrativas etc):

Hoje vamos falar sobre o folclore nacional, com a lenda da IARA ou UIARA, como queiram chamar. Uma lenda muito conhecida nas águas do rio amazonas.

A Iara era uma espécie de sereia muito bonita por sinal, com o corpo de mulher e da cintura para baixo uma cauda de peixe, de pele clara, olhos verdes e cabelos dourados. Dotada de uma voz encantadora, ela enfeitiçava e atraia os índios e pescadores seduzindo-os com seu canto e sua beleza e uma vez encantado não era possível resistir, a vítima caia no rio e era arrastado pela sereia até o fundo. Nunca mais o corpo era encontrado.

Conta se que para resistir ao encantamento, era necessário fechar os olhos e tapar os ouvidos. Há relatos também sobre um talismã feito de escamas do boto vermelho, que deveria ser usada para quebrar o feitiço da Iara.

Alguns autores acreditam que a sereia não matava suas vítimas, mas os conduzia até seus palácios subaquáticos e utilizando de seus poderes mágicos ela fazia com que ele sobrevivesse embaixo d água. Outros ainda dizem que vários índios mantiveram um relacionamento amoroso com a sereia, e teriam voltado para contar a história.

A lenda ganha força, pois vários pescadores que afirmam ter visto a sereia, contam que já fisgaram fios de cabelos dourados com mais de um metro de comprimento.

Mas nem sempre Iara foi uma sereia. Antes ela era uma belíssima índia, que trabalhava muito e era muito corajosa. Ela se dedicava demais e isto acabava por despertar uma inveja de alguns de sua tribo, entre eles, seus próprios irmãos, pois o pai deles era o pajé e à admirava muito. Então os irmãos resolveram se livrar de Iara, e planejaram matá-la. Certas noites foram até a cabana onde ela dormia, e Iara ouviu o que os irmãos pretendiam fazer, e se defendeu, era uma habilidosa guerreira, porém ela termina por matar os irmãos. Desesperada com o desfecho da história, ela resolve fugir, porém seu pai conduz uma implacável busca, e quando ela finalmente é capturada, eles a atiram no encontro dos rios negro e Solimões. Os peixes então trazem o corpo de Iara para a superfície e lá ele é banhado pela luz da lua, transformando-a numa bela sereia. E desde então ela vem seduzido suas vítimas para o mergulho sem volta.

- Com o auxílio de um globo ou um mapa, o professor deverá mostrar aos alunos o Brasil e todos os seus estados, e onde está localizado a Amazonas, local onde mora Iara.

- Executar as atividades com os alunos.

*Atividades:






*Avaliação:

- A avaliação deve ser feita pela compreensão dos alunos sobre a lenda de Iara, pelo entendimento sobre a localização do Amazonas, pela interação com o grupo e pelo desenvolvimento das atividades.


***Lembrando que o Armário do Professor é um site de educação onde os professores podem buscar auxílio de planos de aula online, tudo visando a melhoria da educação. Na aba de contatos vocês podem dar sugestões ou ideias de planejamentos para a educação infantil e ensino fundamental 1, aulas de inglês, lembrancinhas, jogos e brincadeiras etc.






☺ Você poderá gostar também de:



Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Armário do Professor