Latest Posts:

Sequência Didática - A Princesa e a Ervilha


*Objetivos:

- Desenvolver atitudes favoráveis a leitura e escrita;
- Treinar a interpretação de textos;
- Trabalhar o gênero textual convite;
- Desenvolver o fazer criativo e a imaginação;
- Conhecer as vogais e consoantes.

*Metodologia:

- Convide 10 alunos para que cada um leia um parágrafo do texto, pedindo aos demais para prestar atenção;

- Faça um apanhado da história, frisando algumas partes importantes e fazendo algumas perguntas para fixação do que foi lido:

  1. Que personagens aparecem no conto “A princesa e a ervilha”?
  2. Quais são os personagens que ajudam o príncipe a encontrar uma verdadeira princesa?
  3. Que personagem teve a ideia de colocar uma ervilha embaixo de vários colchões?
  4. Qual o conflito gerador da história?
  5. Qual é o desfecho da história?
- Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos e peça para que ilustre o texto, apresentando os resultados para os outros alunos;

- Monte um castelo com a turma usando cartolina marrom ou rolos de papel higiênico e papelão:

Com as cartolinas faça 4 torres de 25cm de altura por 6cm de diâmetro. Corte 4 retângulos de 20x30cm para fazer as paredes, sendo que em um deles deve ser feito uma abertura para a porta. Cole como na imagem acima e decore com canetinha e com bandeirinhas feitas com palito de dente e papel colorido.
Para os rolos de papel toalha, use-os para fazer as torres e o papelão para fazer as paredes. Monte como na imagem acima.

- Trabalhe as atividades abaixo durante as aulas.


*Atividades para serem trabalhadas em sala:

(Clique sobre a imagem para ampliá-la)










☺ Você poderá gostar também de:


Share on Google Plus

About Joe Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário