Ad Code

Armário do Professor

DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

6 Maneiras de deixar sua aula mais interessante


Não é difícil encontrarmos em uma sala de aula as mesmas atividades, as mesmas formas de passar um conteúdo e as mesmas técnicas, por vezes arcaicas, deixando o professor sempre em sua zona de conforto. Abaixo estão algumas dicas para mudar esse quadro:

1 - POTE DOS NOMES


Essa é uma ideia bem fácil de fazer e pode render bons resultados. O professor deverá decorar um pote desses de palmito ou outro qualquer e dentro colocar o nome de todos os alunos da sala. Quando for realizar uma atividade (ajudante do dia, resolver alguma atividade no quadro, escolher a história etc) o professor deve sortear um nome para ser seu ajudante. 

2 - CAIXA DE PERGUNTAS


Deixe de lado as atividades tradicionais de passar perguntas no quadro e os alunos responderem no caderno. Substitua esse método por atividades lúdicas, como essa Caixa de perguntas. Após confeccionar a caixa, o professor pode colocar perguntas do conteúdo que está sendo estudado, revisões de atividades ou montar uma gincana com os alunos, e a caixa vai passando de aluno a aluno, onde eles sortearão a pergunta e responderão de acordo com seus conhecimentos. O molde da caixa está abaixo:




3 - CAIXA SURPRESA


O professor deve preparar uma caixa de papelão com um buraco no meio e dentro colocar alguns objetos que retratem a aula do dia, por exemplo, se a aula for sobre a arca de Noé colocar animais de brinquedo, barquinho etc. Os alunos irão tirando os objetos de dentro da caixa e tentarão adivinhar o assunto da aula.

4 - PERCURSOS


Esses jogos de percurso podem ser usados em diversas ocasiões. O professor pode montar um tapete criando o jogo como aqueles de tabuleiro, em que os alunos jogam os dados, andam casas e encontram surpresas pelo caminho (que pode ser perguntas sobre a matéria). Ou pode fazer trajetos para treinar espaço, lateralidade, reconhecer texturas etc. Você pode encontrar diversas ideias de percurso fazendo uma busca rápida no Google ou no Pinterest.

5 - MÚSICAS E INSTRUMENTOS MUSICAIS


A música já é um trunfo nas aulas da Educação Infantil ou nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Com música o conteúdo se fixa melhor e os alunos se divertem com esse momento de ludicidade, onde podem cantar ou dançar junto com a música. Uma ideia bem legal é criar com os alunos seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis (latinhas, garrafa PET, papelão, tampinha de garrafa etc). Depois é só montar uma bandinha, e criar músicas sobre os conteúdos, deixando os alunos tocarem e interpretarem as músicas.

6 - ORIGAMIS


Muitos professores deixam passar batido a oportunidade de utilizar esse recurso em suas aulas. Para todo conteúdo sempre há um origami que pode ser feito para incrementar as aulas e para serem usados em alguma outra atividade. E normalmente é bem fácil fazer. De acordo com o conteúdo, o professor pode fazer uma busca rápida no Google ou em vídeos do You Tube digitando "Origami ________" e o tema da aula. Com certeza encontrará uma ideia bem legal e divertida para sua aula.



Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Armário do Professor