Latest Posts:

Sequência Didática - Os 5 sentidos


Conhecer o próprio corpo faz com que cada um se aceite da maneira que é. Uma das formas de fazer as crianças entenderem as capacidades especiais que cada uma tem é falar dos superpoderes presentes no corpo humano: os 5 sentidos. Esses sentidos possibilitam o ser humano a interagir com o meio exterior, fazendo-o se adaptar da melhor maneira para sua sobrevivência. Cada um desses sentidos utiliza determinado órgão do corpo humano, que utilizam uma rede de neurônios presentes em nosso sistema nervoso.

São eles: Visão, Audição, Paladar, Tato e Olfato.

*OBJETIVO:

- Conhecer a função dos cinco sentidos;
- Compreender a real importância de cada um deles para o funcionamento harmônico do nosso corpo;
- Conscientizar que mesmo sem alguns dos sentidos, as pessoas poderão superar e aprender a viver sem eles.

*METODOLOGIA:

- Comece a aula distribuindo um biscoito para cada aluno. Peça eles para comerem esse biscoito e depois contar o que aconteceu. Faça perguntas sobre o gosto, a textura, o formato, o cheiro e os sons que ouviram ao mastigar.

- Introduza o conteúdo usando a metáfora sobre os superpoderes do corpo humano. Nessa hora os alunos se animarão por saberem que possuem superpoderes, então faça algumas brincadeiras demonstrando (antes da explicação) o que os 5 sentidos podem fazer.

- Esclareça que esses superpoderes precisam de algumas partes do corpo para serem usados. Explique cada um deles, sua função e órgão responsável por cada um. Pode ser utilizado as gravuras abaixo:






- Faça a brincadeira da caixa misteriosa com eles. Essa brincadeira pode trabalhar apenas um sentindo como vários. Para realizá-la você precisará de uma caixa de tamanho médio (caixa de sapato, etc), com um furo no meio:


- Coloque dentro dela alguns objetos (para trabalhar o tato e a visão) e cada criança tenta adivinhar apenas tocando; objetos que façam som (para trabalhar a audição).

- Pode também ser feito a brincadeira dos olhos vendados, para as crianças descobrirem sabores (para isso pique alguns pedaços de frutas diferentes e peça para que cada aluno coma uma e tente descobrir que fruta é) usando apenas o paladar; ou usar o mesmo princípio, mas ao invés do gosto, sentir apenas o cheiro para tentar descobrir o que é através do olfato.

- Trabalhe as atividades abaixo de acordo com a faixa etária dos seus alunos.

*ATIVIDADES:








Share on Google Plus

About Joe Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários: