Latest Posts:

Dinâmica de Cooperação



- OBJETIVOS:

  • Identificar as próprias ações e as dos colegas relativas a atitudes cooperativas;
  • Perceber a importância da cooperação para resolver uma mesma situação-problema;   
  • Conhecer e analisar relatos de situações de cooperação vividas entre as pessoas em casa, na escola, na rua e em outros espaços sociais.



- MATERIAL:


  • Pratos;
  • Biscoito recheado ou qualquer coisa comestível;
  • Pano ou qualquer objeto para cobrir o conteúdo dentro do prato.


- METODOLOGIA:


  • Fazer duas filas com os alunos, formando pares, dispondo-os um de frente para o outro;
  • Colocar dois biscoitos  em um prato. Colocar mais um prato, porém vazio e ocultar o conteúdo dos mesmos com um pano;
  • De dois em dois, distribua um prato com biscoito para um e um prato vazio para o outro;
  • Peça para que os ambos levantem o pano para ver o que tem dentro, reforçando que o conteúdo ali pertence a eles.
  • Analisar e avaliar a reação de cada um, observando o que o aluno que tem dois biscoitos fará ao perceber que seu colega está sem. Ao mesmo tempo, observar se o aluno que ficou sem o biscoito vai pedir ao outro, sem esperar que ele ofereça;
  • Após a dinâmica, montar uma roda de conversa com seus alunos, levantando questionamentos em como se sentiram ao participar dessa atividade, o que aprenderam e orientando-os sobre as boas práticas de convivência.

- RESULTADOS ESPERADOS:

  • Espera-se que ao perceber que um dos alunos não encontrou nada em seu prato, aquele que tinha sua porção dobrada divida com o colega;
  • Aumente a cooperação e o sentimento de fazer parte de um grupo, ao qual estão dispostos a ajudar o seu próximo;
  • Reforce os laços de amizade dentro do grupo;
  • Aprendam sobre cooperação, humildade e a praticar boas ações.


Share on Google Plus

About Joe Silva

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário