- OBJETIVOS:
- Identificar as próprias ações e as dos colegas relativas a atitudes cooperativas;
- Perceber a importância da cooperação para resolver uma mesma situação-problema;
- Conhecer e analisar relatos de situações de cooperação vividas entre as pessoas em casa, na escola, na rua e em outros espaços sociais.
- MATERIAL:
- Pratos;
- Biscoito recheado ou qualquer coisa comestível;
- Pano ou qualquer objeto para cobrir o conteúdo dentro do prato.
- METODOLOGIA:
- Fazer duas filas com os alunos, formando pares, dispondo-os um de frente para o outro;
- Colocar dois biscoitos em um prato. Colocar mais um prato, porém vazio e ocultar o conteúdo dos mesmos com um pano;
- De dois em dois, distribua um prato com biscoito para um e um prato vazio para o outro;
- Peça para que os ambos levantem o pano para ver o que tem dentro, reforçando que o conteúdo ali pertence a eles.
- Analisar e avaliar a reação de cada um, observando o que o aluno que tem dois biscoitos fará ao perceber que seu colega está sem. Ao mesmo tempo, observar se o aluno que ficou sem o biscoito vai pedir ao outro, sem esperar que ele ofereça;
- Após a dinâmica, montar uma roda de conversa com seus alunos, levantando questionamentos em como se sentiram ao participar dessa atividade, o que aprenderam e orientando-os sobre as boas práticas de convivência.
- RESULTADOS ESPERADOS:
- Espera-se que ao perceber que um dos alunos não encontrou nada em seu prato, aquele que tinha sua porção dobrada divida com o colega;
- Aumente a cooperação e o sentimento de fazer parte de um grupo, ao qual estão dispostos a ajudar o seu próximo;
- Reforce os laços de amizade dentro do grupo;
- Aprendam sobre cooperação, humildade e a praticar boas ações.
0 Comentários