OBJETIVO GERAL:
- Usando como base as obras de Ivan cruz, artista plástico brasileiro, esse projeto visa resgatar a prática das brincadeiras populares que vem sendo deixada de lado pelas crianças hoje em dia. Dessa forma, trabalhando esse projeto de forma lúdica, buscaremos auxiliar as crianças em seu processo de aprendizagem, potencializando as capacidades motoras e cognitiva e também no desenvolvimento físico, afetivo e a relação com seus colegas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Praticar, escolher, preservar, imitar, imaginar, dominar, adquirir competência e confiança e autonomia; Adquirir novos conhecimentos, habilidades pensamentos lógicos;
- Criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, memorizar e lembrar;
- Comunicar, questionar, interagir com os outros e ser parte de uma experiência social mais ampla em que a flexibilidade, a tolerância e a autodisciplina são vitais;
- Conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e entender as limitações pessoais;
- Ser ativo dentro de um ambiente seguro que encoraje e consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais.
- Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças.
- Reforçar a importância do brincar.
METODOLOGIA:
- Apresentar a biografia do artista plástico Ivan Cruz e suas principais obras;
- Trabalhar o livro "Folclorices do Brincar" de Mércia Leitão e Neide Duarte:
- Elaborar painéis coletivos fazendo releituras das obras de Ivan Cruz (pode ser feito cartazes, pinturas em tela, madeira, muros etc):
- Trabalhar alguns jogos em sala de aula como: Quebra-cabeça com figuras, Dominó das letras, Jogo da memória com alimentos, Boliche, Peãozinho, Produção de massinha, Brincando com quebra-cabeça de madeira.
- Organizar algumas brincadeiras com regras simples: Cobra-cega; Andar de trem; Corre cotia; Batata quente Põe a mão na cabeça (musica da raposa); Vamos passear (jogo simbólico); Dança da cadeira; Dança com bexigas; etc.
AVALIAÇÃO:
O brincar é de suma importância no desenvolvimento infantil por este motivo é importante desenvolver um projeto focado em jogos e brincadeiras.
Em todas as aulas as crianças devem ser convidadas a sentarem-se na roda de conversa, onde se discute sobre os mais variados assuntos (final de semana, meu brinquedo favorito, minha família, os combinados, a chamada entre outros); em seqüência apresenta-se à proposta, falando sobre o projeto e a atividade a ser trabalhada no dia vigente.
Todos devem saber o tema do projeto e o que este significa, todos devem ter acesso aos diversos tipos de jogos e brincadeiras, tanto livres como de regras simples, promovendo assim o desenvolvimento do raciocínio lógico de todo o grupo, respeitando a etapa desenvolvimento individual de cada criança.
☺ Você poderá gostar também de:
0 Comentários