O QUE É?
É uma ciência que cuida da criança a partir do seu corpo e de seus movimentos. Ela põe em jogo as funções intelectuais e educa os movimentos.
Com o domínio e o conhecimento do próprio corpo, a criança se desenvolverá, economizará energia, pensará em seus gestos para aperfeiçoar o seu equilíbrio, normalizando seu comportamento e possibilidade de troca de comunicação para o exterior.
O trabalho inicial da psicomotricidade é levar a criança a sentir o seu corpo como um todo, em busca da percepção global, total, do esquema corporal, estático em seu movimento, em relação ao mundo ao seu redor.
ESQUEMA CORPORAL

Em resumo, ESQUEMA CORPORAL é a conscientização do próprio corpo, suas partes, seus movimentos, atitudes e posturas.
É uma conscientização lenta, que se faz devagar, a partir dos dados da percepção, que se organizam numa representação mental e dinâmica.
São três os sistemas que levam informações sobre o corpo ao Sistema Nervoso:
1) Visceroceptivo: Representado por informações desorganizadas, confusas, provenientes das vísceras.
2) Exteroceptivo: Composto pelas impressões obtidas através da pele, de estímulos exteriores.
3) Proprioceptivo: Formado pelas impressões internas, provenientes dos músculos, tendões e articulações.
*Fonte: O dia-a-dia do professor: Editora FAPI Indústria Gráfica LTDA; Jun/ 2003.
ATIVIDADES DE ESTÍMULOS PSICOMOTORES
- Espelhos: permita que a criança se observe e conheça o seu corpo. De acordo com a idade, dê comandos para que ela mude as expressões como sorrir, ficar triste, brava, com sono etc. Também pode ser realizado brincadeiras como espelho mágico, onde uma criança fica de frente para a outra e essa possa tentar reproduzir os movimentos do colega.
- Músicas: Cante com seus alunos músicas que utilizam movimentos e coreografias, como por exemplo "Cabeça, ombro, joelho e pé", "De abóbora vai melão", "Se és feliz", "Homenzinho torto".
- Movimentos corporais dirigidos: Coloquem as crianças em círculo e peça para que repitam os movimentos que você fizer, como por exemplo fazer onda com os braços, círculos com a cintura, rodar os braços para a direita ou esquerda, tentar encostar as pontas dos dedos no pé, rodar a cabeça, pular, bater palmas, pular de um pé só etc.
- Brincadeira do toque: Vendar a criança e entregar diferentes objetos com diferentes texturas para ela segurar. Caso sejam alunos menores, o uso da venda é dispensável, pois isso poderá criar receios e medos, então deixe a criança ver e sentir o objeto para reconhecer sua textura e forma. Essa brincadeira pode ser feita com frutas, comidas, brinquedo ser objetos em gerais.
- Formas e cores: Leves diferentes objetos de formas e cores variadas. Nessa atividade você escolhe um dos temas e trabalha com as crianças, por exemplo: formas diferente - leve objetos quadrados, redondos, triangulares etc; cores - leve objetos coloridos e peça para as crianças nomear as cores; tamanhos - disponha os objetos sobre uma superfície e peça a criança para pegar o objeto maior, o menor, o médio...
☺ Você poderá gostar também de:
0 Comentários