Para ajudar os professores que estão iniciando a sua carreira em sala de aula, resolvi trazer uma série de atividades e dicas para os 200 dias letivos, acompanhando o desenvolvimento dos alunos. Essas atividades podem ser trabalhadas e adaptadas para a educação infantil e algumas também para as séries iniciais do fundamental (fundamental 1).
Algumas dessas atividades, como histórias ou livros, por exemplo, poderão ser extraídas da internet e organizada de acordo com o plano de aula que segue. Vale dizer também que cada escola possui suas próprias exigências na preparação de aulas, projetos pedagógicos ou atividades externas, então utilize essas postagens somente como um guia e não como uma âncora para o seu trabalho, seja maleável e também use sua criatividade para levar o conteúdo aos alunos.
No mais, busque se divertir com os seus alunos e encontre prazer naquilo que está fazendo. Uma aula envolvente consegue fazer com que os alunos aprendam bem mais rápido!
Vamos começar nosso ano letivo?!
DIA 1
ADAPTAÇÃO
Para muitos alunos o primeiro dia de aula poderá ser o primeiro contato que ele terá com uma escola ou com outras crianças diferentes do seu círculo social, então essa experiência poderá trazer alguns receios e estranhamento. Alguns podem chorar, fazer birra, serem extremamente tímidos ou muito comunicativos... Então o professor precisa fazer com que ele comece a conhecer o novo espaço em que passará bastante tempo a partir desse dia e a saber qual é o seu papel ali dentro.
Para essa preparação o professor poderá utilizar alguns métodos que introduzirá a rotina que deverá ser seguida todos os dias até os alunos se acostumarem a ela, como por exemplo a saudação na porta¹, músicas e/ou dinâmicas², chamada divertida³ etc. Logo após poderá passar para o momento da história e reflexão e por último atividades e brincadeiras. É bom utilizar esse modelo de aula pelo menos uma vez na semana, então, caso ainda não tenha, o professor pode separar um cantinho na sala e transformá-lo em um Cantinho da História.
Esses 3 momentos podemos defini-los como: Acolhida; Hora da história e Atividades.
- Acolhida:
1- Saudação na porta: Confeccione e cole na entrada na altura dos alunos 4 comandos para saudação para entrarem na sala. Antes dos alunos entrarem, eles devem fazer uma fila em frente à porta onde o professor já deve estar, e assim que vai entrando, eles escolhem um dos cumprimentos para fazer com o professor e assim entrar na sala e tomar o seu lugar.
Abaixo tem uma ideia, que poderá ser impressa, colorida e plastificada para ser colada na parede próximo à entrada da sala:
(Clique sobre a imagem para ampliar)
2 - Musicas e/ou dinâmicas: além de ser uma atividade esponja bem legal (que podem ser usadas em diversas ocasiões para não deixar tempo ocioso), as músicas podem ser aliadas com coreografias divertidas e as dinâmicas com algum ensinamento para o dia. Então você pode separá-las entre música de entrada e saída, música para hora do lanche e músicas para descontrair. E as dinâmicas poderão ser para socialização, trabalho em equipe ou ensinamento.
- Musica para entrada:
(Clique sobre a imagem para ampliar)
Camila está muito feliz. Daqui a alguns dias recomeçam as aulas: ela vai reencontrar todos os seus colegas e ainda uma nova professora.
– Vai ser legal, eu vou rever Berenice, Vítor, Mariana, Léa e Teodora!
– Será que a minha mochila nova, lindinha, vai estar pronta?
– Sim, tudo estará pronto! – Responde a mamãe, sorrindo.
– Sabe, para o lanche, eu gostaria muito de biscoitos de chocolate. Não daqueles com laranja, eles são bons, mas eu não gosto muito deles.
– Sim, não se preocupe – diz mamãe. – Eu sei bem do que você gosta.
– Ah, eu não estou preocupada, porque agora eu já sou grande. Miguel é que tem um pouco de medo da volta às aulas, não eu.
-É verdade – diz a mamãe. – A tia Natália está muito contente de vocês estarem na mesma escola.
– Eu vou cuidar bem dele, prometo! Ah! Eu não posso esquecer do Ursinho. Ele também está doido para ir à escola.
No dia da volta às aulas, mesmo não sendo a primeira vez que ela vai à escola, Camila aperta bem forte a mão da mamãe.
Com a outra mão, ela aperta o Ursinho sobre o seu coração.
Mas assim que ela vê a Berenice, o Vítor, a Mariana e a Léa, Camila abraça rapidamente a mamãe e corre para seus amigos, perto do escorregador.
No mesmo momento, tia Natália e tio Guilherme chegam com Miguel que se agarra à sua mãe.
Camila desliza pelo escorregador e, toda feliz de ver o seu primo, corre na sua direção gritando.
– Miguel! Venha logo brincar comigo! Você vai ver, vai ser muito legal!
O garotinho olha a sua mãe, o seu pai e a prima. Ele hesita, e então, timidamente, vai até Camila.
– Eu tenho um pouco de medo – diz ele baixinho para a sua prima. – Tem muita gente.
-Não se preocupe, eu estou com você – diz Camila, muito orgulhosa de cuidar do Miguel.
– Olhe, aí está a Mônica, a sua professora. Ela é muuuito legal. E, além disso, ela nunca fica zangada.
Miguel olha para a moça que vem na sua direção.
– Bom dia, como você se chama? – pergunta ela, gentilmente.
– Ele se chama Miguel – diz Camila.
– Você vem comigo, Miguel? – diz Mônica dando-lhe a mão.
– Não se preocupe, você vai voltar para brincar com a Camila. Eu só quero lhe mostrar a sua sala de aula. Enquanto isso, Camila, você pode ir dizer bom dia à sua nova professora.
Um pouco decepcionada por não acompanhar Miguel, Camila vai com os seus amigos abraçar a sua nova professora, Isabel.
– Bom dia, crianças – diz ela – Vamos passar algum tempo juntos este ano. Venham, eu vou levá-los para conhecerem a sua sala de aula.
As crianças, um pouco tímidas, entram prudentemente na nova sala e lá dentro descobrem muitas coisas: livros, potes com lápis, material de pintura, um canto com bonecos, u outro com carrinhos, outro com cubos. Agora tem mais coisas interessantes do que na sala de aula antiga.
– Vocês podem brincar – diz Isabel.
Enquanto brincam, Camila pensa no Miguel.
“Espero que ele não tenha medo” pensa ela.
No recreio, ela reencontra o primo.
– E então? Você está gostando? – pergunta.
– Sim, é muito legal. É cheio de jogos! Eu posso até mesmo brincar com os bonecos, como na sua casa.
– Oh não! – exclama Miguel ao desembrulhar o seu lanche.
– Mamãe mandou o meu lanche com doces de goiaba!
– Hum, são os nossos preferidos, meu e do Ursinho.
– Vamos trocar?! – gritam os primos ao mesmo tempo.
– A escola é mesmo super legal! – comentam a Camila e o Miguel, enquanto comem os seus lanches, sentados um do lado do outro, antes de irem juntar-se aos seus amiguinhos.
(**Retirado do livro Camila volta às aulas, de autoria de Aline De Pétigny e Ilustrações de Nancy Delvaux)
1) Para trabalhar a história com as crianças, monte uma roda de leitura, deixe-os bem à vontade, já introduzindo a história com perguntas do tipo:
- Hoje vou contar a história da Camila para vocês. Vocês conhecem alguma Camila? Quantos anos será que ela tem? O que será que ela vai fazer? Será que ela é uma criança como vocês ou já é adulta?
E no final da história, faça perguntas de confirmação:
- Vocês gostaram da história? A história falou sobre quem? Para onde Camila estava indo? Ela encontrou algum amigo nessa escola? Qual o nome deles?
- ATIVIDADES:
O primeiro dia de aula deve ser algo mais leve, para que a criança se habitue ao novo ambiente. Para isso, as atividades devem ser elaboradas para preencher os tempos vagos, mas ao mesmo tempo fazê-las entender que essas brincadeiras já fazem parte da rotina escolar. Então trabalhe com massinhas de modelar, legos, brinquedos, desenhos para colorir etc.
Também poderá utilizar um tempo para elas colorirem a capa do caderno de atividades. Abaixo dois modelos que poderão ser impressos e utilizados na aula.
(Clique sobre a imagem para ampliar)
☺ Você poderá gostar também de:
0 Comentários