Para a Educação Infantil e Séries Iniciais do ensino Fundamental, a primeira semana será sempre de adaptação. O professor pode ter a sorte de ter alunos que consigam se sentir mais à vontade desde o primeiro dia de aula, mas sempre terá aquele que sentirá falta de casa, dos pais, estranhará o novo ambiente, não saberá seguir as regras da instituição etc.
Nesse caso, o trabalho do professor ainda deverá ser focado em métodos que facilite essa transição do aluno, utilizando coisas que o aluno esteja acostumado e inserindo aos poucos as rotinas escolares. Então o trabalho com músicas, filmes e brincadeiras ainda serão bastante necessários nesse segundo dia, estabelecendo algumas regras com os combinados da sala.
- ACOLHIDA:
4 - Faça uma roda de conversa com os alunos, dispondo-os em um círculo sentados no chão, e comece perguntando o que achou do primeiro dia de aula, se gostaram e o que não gostaram. Explique que agora eles estão iniciando uma nova etapa na vida deles, e todos os dias a ida ao colégio é essencial para o seu desenvolvimento, sempre usando um tom e termos adequados para a idade dos alunos. Mostre a eles que através desse gesto eles desenvolverão a leitura, a escrita, conhecerá muitas coisas novas e que algum dia isso será útil para ajudá-los nas escolhas que farão em sua vida.
- DESENVOLVIMENTO DA AULA:
5 - Ainda em círculo fale sobre a importância das regras e para que elas servem, nesse momento trabalhe os combinados com a turma, que deverão ser lidos todos os dias na acolhida até os alunos se acostumarem com eles. Você pode ir escrevendo em cartazes com os alunos, levar prontos e pedir para decorarem, ou mesmo pegar os modelos abaixo e usar em sua sala:
(Clique sobre a imagem para ampliá-las e salve em seu computador)
6 - Confeccione algum apoio visual para contar a história a seguir (cartaz, mascara, fantoche, dedoche etc). Você precisará de um plano de fundo com o tema floresta, animais (joaninha, girafa, elefante, macaco e zebra). Durante a história, você pode cantar as duas musiquinhas com os alunos e inventar algum gesto engraçado.
Zoraide, a zebrinha amiga
Numa floresta distante, onde vivem elefantes, girafas e muitos outros animais, nasceu uma linda zebrinha de nome Zoraide.
Zoraide era muito inteligente e fazia amizade com todos os bichos daquele lugar, desde os mais pequeninos, como a joaninha Juju, até os grandalhões, como a girafa Gigi e o elefante Zezé.
Ali vivia um macaquinho de nome Mané, que era o animal mais levado da floresta. Ele era impossível: jogava cascas de bananas na cabeça da girafa Gigi, puxava a tromba do elefante Zezé e assustava a joaninha juju com seus gritos estridentes.
A zebra Zoraide queria muito ser amiga do macaco Mané, mas ele vivia sempre cantando para ela:
Zoraide é uma zebrinha
de cara bem engraçada.
Usa roupa de listrinha
pra assustar a bicharada!
Na floresta faz sucesso
com toda a bicharada.
No zoológico da cidade
é por todos visitada!
(Música: Caranguejo não é peixe)
A zebrinha achava que o macaco Mané estava zombando dela, por isso ficava triste e, às vezes, até chorava.
A joaninha Juju resolveu, então, conversar com o macaco Mané e explicou como Zoraide estava se sentindo. O macaco pediu desculpas à zebra, dizendo:
- Eu estava apenas brincando, Zoraide! Eu até acho que você é um dos animais mais bonitos daqui.
Então, para agradar a zebrinha, cantou a outra música em sua homenagem.
Sou o macaco Mané.
Gosto só de brincar.
Dos animais da floresta
nunca mais eu vou zombar!
Zebrinha, você é linda,
diferente e elegante.
Seu corpo todo listrado
é muito interessante!
(Música: A canoa virou)
E, assim, a zebrinha ficou feliz e convidou Mané para dar um passeio com ela.
O macaco mané subiu depressa nas costas de Zoraide, como se estivesse montando em um cavalinho, abraçou-lhe o pescoço e gritou:
- Vamos, zebrinha! Corra bastante!
A joaninha Juju, que já estava em cima da cabeça do macaco Mané quando este subiu nas costas da zebrinha, gritou-lhe em seu ouvido:
- Segure firme, Mané!
Zoraide galopava feliz com seu mais novo amiguinho.
Graça Batituci
7 - Para fixar a história, o professor pode iniciar um debate sobre a importância da amizade e como é sempre bom ter amigos. Também pode complementar sobre o assunto de bullying e alertá-los como algumas brincadeiras podem magoar as pessoas.
- ATIVIDADES:
8 - Quebra-cabeça com capas de revistas:
- Separe algumas capas de revistas ou quadrinhos para fazer o quebra-cabeça;
- Cole em um papel mais grosso, como cartolina ou papel cartão;
- Peça aos alunos para fazer retas e curvas aleatórias e depois recorte:
- Cada aluno coloca o seu quebra-cabeça em saquinhos de plástico ou envelopes com seu nome.
- Este quebra-cabeça poderá ser trocado entre eles para poder variar a atividade.
9 - Etiquetas com nomes para as mesas: para facilitar a identificação do nome e também a organização da sala, recomenda-se que o professor crie etiquetas para as mesas. Assim o aluno terá sempre em seu campo de visão o seu nome para treinar a escrita quando for necessário. Abaixo segue alguns modelos que poderão ser usados:
(Clique sobre a imagem para ampliá-las)
(CLIQUE AQUI)
☺ Você poderá gostar também de:
0 Comentários