Ad Code

Armário do Professor

DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Série 200 dias de aula: Dia 4


No quarto dia de aula, além do professor continuar com trabalhos para a adaptação do aluno no ambiente escolar, poderá ser inserido também algumas atividades para trabalhar a percepção que ele tem dele mesmo, iniciando assim o reconhecimento e fortalecimento de sua identidade.

É sempre bom lembrar que o desenvolvimento se dá por causa da relação estabelecida entre o aluno (carga genética e história pessoal) e o meio onde está inserido. Dessa forma, o professor precisa favorecer esse desenvolvimento e a apropriação de novos conceitos e conteúdos.

Nessa fase inicial, a criança tem necessidade de domínio de si e do meio ambiente, da autonomia e atividade, mas está sempre limitada e proibida de fazer as coisas pelo adulto. Ela fala, mexe, dependendo da faixa etária também morde nos colegas, e de certa forma age quase todo o tempo.

Então, para ter um controle sobre suas ações, ela precisa se conhecer e entender qual o seu papel na sociedade.

- ACOLHIDA:


***Obs.: Caso o professor trabalhe na educação infantil, elabore cartazes do calendário, tempo e ajudante do dia e acrescente o momento para olhá-los durante a rotina.

2 - Exercício de Identidade: Consiga um espelho e posicione-o em algum lugar com espaço na sala e organize uma fila em frente a ele. Um a um, peça para que os alunos pare em frente ao espelho e olhe o reflexo, observando todas as suas características. O professor dá alguns comandos para que a criança gesticule, como por exemplo, colocar o dedo na ponta do nariz, abrir a boca, colocar a língua para fora, levantar um de seus braços, abraçar o seu próprio corpo, sorrir etc.


Variações do exercício - faça a primeira etapa pedindo para que os alunos se olhem no espelho, depois faça alguma pintura facial ou disponha fantasias para eles se vestirem e peça para que se olhem novamente.

Por fim, monte uma roda de conversa e abra um debate com os alunos sobre a atividade, levantando questões sobre como foi a experiência, o que eles repararam em seu próprio reflexo, pergunte também sobre algumas características como: qual a cor do seu cabelo, dos seus olhos, de sua pele. Nesse momento também pode introduzir uma pequena fala sobre as diferenças (porém não se aprofunde, pois esse é um conteúdo que veremos mais adiante em Diversidade).

Depois entregue uma folha em branco para os alunos e peçam para que eles façam um auto retrato. Essa atividade pode ser feita usando lápis de cor, giz de cera, guache e pincel ou até mesmo substituir o papel por massinha de modelar. Deixe livre para a criança se ela quiser se olhar novamente no espelho.

- DESENVOLVIMENTO DA AULA:

3 - Leia para os seus alunos (ou conte, ou passe o filme) a história do Patinho Feio:

Irmãos fazem pouco do patinho feioERA UMA VEZ uma mamãe pata que teve 5 ovos. Ela esperava ansiosamente pelo dia em que os seus ovos quebrassem e deles nascessem os seus queridos filhos!

Quando esse dia chegou, os ovos da mamãe pata começaram a abrir, um a um, e ela, alegremente, começou a saudar os seus novos patinhos. Mas o último ovo demorou mais a partir, e a mamãe começou a ficar nervosa…

Finalmente, a casca quebrou e, para surpresa da mamãe pata, de lá saiu um patinho muito diferente de todos os seus outros filhos.
- Este patinho feio não pode ser meu! Exclama a mamãe pata.
- Alguém te pregou uma partida. Afirma a vizinha galinha.

Os dias passaram e, à medida que os patinhos cresciam, o patinho feio tornava-se cada vez mais diferente dos outros patinhos.
Cansado de ser gozado pelos seus irmãos e por todos os animais do quintal, o patinho feio decide partir.

Mesmo longe do quintal, o patinho não conseguiu paz, pois os seus irmãos perseguiam-no por todo o lago, gritando:
- És o pato mais feio que nós alguma vez vimos!
E, para onde quer que fosse, todos os animais que encontrava faziam troça dele.
- Que hei de eu fazer? Para onde hei de ir? O patinho sentia-se muito triste e abandonado.

Com a chegada do inverno, o patinho cansado e cheio de fome encontra uma casa e pensa:
- Talvez aqui encontre alguém que goste de mim! E assim foi.
O patinho passou o inverno aconchegadinho, numa casa quentinha e na companhia de quem gostava dele. Tudo teria corrido bem se não tivesse chegado a primavera e com ela, um gato malvado, que enganando os donos da casa, correu com o patinho para fora dali!
- Mais uma vez estou sozinho e infeliz… Suspirou o patinho feio.

O patinho seguiu o seu caminho e, ao chegar a um grande lago, refugiou-se junto a uns juncos, e ali ficou durante vários dias.
Um dia, muito cedo, o patinho feio foi acordado por vozes de crianças.
- Olha! Um recém-chegado! Gritou uma das crianças. Todas as outras crianças davam gritos de alegria.
- E é tão bonito! Dizia outra.
Bonito?... De quem estarão a falar? Pensou o patinho feio.
De repente, o patinho feio viu que todos olhavam para ele e, ao ver o seu reflexo na água, viu um grande e elegante cisne.
- Oh!... Exclama o patinho admirado. Crianças e outros cisnes admiravam a sua beleza e cumprimentavam-no alegremente.

Afinal ele não era um patinho feio mas um belo e jovem cisne!
A partir desse dia, não houve mais tristezas, e o patinho feio que agora era um belo cisne, viveu feliz para sempre!


4 - Faça um momento de reflexão sobre a história com seus alunos levantando algumas questões sobre a identidade: o patinho era feliz? Por que ele não era feliz? Ele se parecia com os outros patinhos? O que os patinhos faziam com ele? O patinho sabia o que realmente era? O que ele descobriu que era?

5 - Brincadeira Dirigida - Espelho vivo:


- Uma criança fica em frente à outra, sentada com as pernas cruzadas ou em pé mesmo. Uma criança começa o movimento e a outra imita e vice-versa. Pode usar expressões faciais, caretas, gestos como braços, mãos e pernas etc.

- ATIVIDADES:

6 - Trabalhe as atividades abaixo com seus alunos:


(clique sobre a imagem para ampliá-las e salvar em seu computador)




(CLIQUE AQUI)



☺ Você poderá gostar também de:

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Armário do Professor