Olá professores,
Não é de hoje que o professor precisa se reinventar para acompanhar todas as mudanças que a educação sofre e com elas as novas dificuldades para alcançar os alunos. Com a pandemia, muitos professores precisaram se adaptar a uma nova realidade, sendo introduzidos as aulas digitais onde sua criatividade foi o elemento essencial para não deixar a peteca cair.
Muitos professores tiraram de letra, e a nós só nos resta agradecer a todos pelo esforço e dedicação!
Mas o assunto aqui é outro: acompanhar as novas tendências pedagógicas. E nada melhor do que começar por um brinquedo que está em alta que muitos ainda só o utilizam como meio para de se desestressar. Estamos falando do Pop It.
O pop it é considerado um item da categoria 'fidget toys", que traduzido do inglês significa brinquedo para inquietação. Ou seja, são usados para relaxar e acalmar.
E na mão dos professores ele pode se tornar um auxiliar para ajudar o aluno a compreender noções de equações básicas, como as continhas de somar e subtrair. Para isso e necessário que o professor tenha pelo menos um Pop It retangular ou quadrado, com no mínimo 6x6 bolinhas para apertar.
PREPARANDO A AULA:
- Monte um painel com balões coloridos e dentro de cada um coloque uma equação, como no exemplo a seguir:
(Clique sobre a imagem para ampliá-la e imprimir)
- Peça que um um aluno estoure um balão e anote a equação no quadro.
- Entregue a ele o Pop It e peça para resolver, apertando em cada linha a quantidade de bolinhas para somar ou subtrair. Por exemplo: 3 + 5 - Na primeira linha aperta 3 bolinhas, na segunda linha aperta mais 5.
- Quando terminar, peça que o aluno conte quantas bolinhas foram apertadas e anote o resultado na frente da equação.
Essa atividade auxiliará o aluno na percepção de conjuntos, quantidades, contagem e nas noções de soma e subtração, de acordo com a atividade proposta pelo professor em séries iniciais do Ensino Fundamental.
Caso tenha mais de um Pop It em sala, o professor pode fazer desafios, escrevendo alguma equação no quadro e vendo quem consegue encontrar o resultado mais rápido.
Gostou da ideia???
Que tal compartilhar com seus amigos professores e pedirem para que dê uma passadinha aqui no blog para estar sempre por dentro das novidades no meio da educação.
E se já chegou até aqui não esqueça de se inscrever no nosso canal do You Tube:
☺ Você poderá gostar também de:
☺ Atividades: Folclore (Ed. Infantil e Anos Iniciais)
☺ Curso de Educação Especial (60 horas)
☺ Atividades para serem trabalhadas "Traços, Sons, Cores e Formas"
☺ 1º Dia de Aula: Planejamento e Atividades (Nova BNCC)
☺ 2º Dia de Aula: Adaptação e Atividades (Nova BNCC)
☺ 8 Atividades para o Maternal
☺ Apostila Parlendas: Treino de leitura
☺ Atividades de Revisão - A Mentira da Barata
☺ Curso de Educação Especial (60 horas)
☺ Atividades para serem trabalhadas "Traços, Sons, Cores e Formas"
☺ 1º Dia de Aula: Planejamento e Atividades (Nova BNCC)
☺ 2º Dia de Aula: Adaptação e Atividades (Nova BNCC)
☺ 8 Atividades para o Maternal
☺ Apostila Parlendas: Treino de leitura
☺ Atividades de Revisão - A Mentira da Barata
0 Comentários