Ad Code

Armário do Professor

DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

2º Dia de Aula: Adaptação e Atividades (Nova BNCC)



Se é a primeira vez da sua turma na escola ou não, todos eles precisam de um tempo para se adaptarem as novas rotinas, ao novo espaço de aula, aos novos coleguinhas e até mesmo ao professor. Nesses primeiros dias de aula é muito importante tirar algum tempinho nas aulas para conhecer o seu aluno e deixar que ele conheça você.

Alguns exemplos de atividades para a adaptação são:


  • Passar a bola: Faz duas fileiras, uma de frente para a outra, e o aluno que tiver com a bola fala o seu nome, idade e o que mais gosta de... (brincar, comer, fazer etc). Depois ele arremessa com cuidado para o colega que está a sua frente, passando a vez para ele falar.

  • O mestre mandou: Faz duas fileiras, colocando os alunos sentados um de frente para o outro formando pares, e coloca-se algum objeto entre eles (bolinha de ping-pong, tampinha de garrafa, um brinquedo etc). O professor dá alguns comandos para colocar a mão em uma das partes do corpo (coloque a mão no nariz, no joelho, na barriga etc), e quando disser já os dois alunos tentarão pegar o objeto. Aquele que conseguir pegar, vence.

  • Semelhanças e diferenças: O professor apresenta dois objetos aparentemente semelhante e pede os alunos para listarem quais são as semelhanças e depois as diferenças. Por exemplo, mostra duas bolinhas porém de cores diferentes, no início talvez eles não consigam assimilar as diferenças, mas aos poucos eles vão percebendo e falando.

  • Esse é meu espaço: o professor coloca uma música aleatória para tocar, assim que ele parar a música deve dar uma ordem para seus alunos irem para algum canto da sala. Por exemplo, encostem na parede dos fundos, sentem no chão, coloquem a mão direita no quadro, sentem na carteira do coleguinha, coloquem o pé na porta etc.

Nessa etapa também é bom definir alguns limites, trabalhando os combinados da turma e também a organização da sala.




Campos de Experiências trabalhados: O eu, o outro e nós; Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Armário do Professor