Ad Code

Armário do Professor

DESTAQUES

6/recent/ticker-posts

Atividades para serem trabalhadas "Traços, Sons, Cores e Formas"



Esse campo de experiência traz aprendizagens que serão a base de muito o que se aprenderá no Ensino Fundamental. Explorar alguns elementos que envolvam o toque, as sensações, os sons e a visão favorecerá funções cognitivas essenciais ao desenvolvimento.

Nesse campo, atividades como blocos lógicos, desenho, pintura, música, coordenação motora e escrita, podem auxiliar a aprendizagem de seus alunos. Para isso separei algumas atividades lúdicas que, acompanhadas da didática da aula, o aluno aprenderá enquanto se diverte:

01 - MASSINHA DE MODELAR


Prepare em sala de aula com seus alunos essa receita e faça-os participar de todos os processos. No fim, o brincar será bem mais significativo pela experiência do fazer.

02 - TINTA DE GELATINA


Receita bem simples de uma tinta que pode ser manuseada por todas as faixas etárias e não correr perigo de ingestão. Para usá-la em aula, faça diversas cores e deixe seus alunos escolherem para fazer desenhos livres ou pintar algum desenho de acordo com o tema que esteja trabalhando.

03 - BOLHAS DE SABÃO


Essa é uma excelente atividade para se brincar nos dias mais quentes, em que ficar dentro de uma sala de aula não seja tão agradável. A brincadeira de bolha de sabão pode ser acompanhada de jogos com balões de água, brincadeiras com mangueira ou atividades de movimento. Nessas brincadeiras podem ser abordados o consumo inteligente e preservação ambiental.

04 - SLIME


Brincadeira que virou tendência nos últimos anos, a criançada se diverte enquanto brincam de manusear essa gosma colorida. Para tornar a aula mais atrativa, faça a receita com seus alunos e deixe-os participar dos processos de criação, até a distribuição de partes iguais para se divertirem.

05 - PINTURA FACIAL


A pintura facial trabalha muito a emoção e a imaginação de cada aluno. Trabalhar com eles músicas, coreografias, encenações e brincadeiras dirigidas caracterizados com seus personagens favoritos ou com pequenos detalhes em seus rostos o deixarão mais dispostos a participar dessas atividades. Dessa forma, prepare a receita, treina alguns desenhos básicos, como borboletas, máscaras de super heróis, pequenos animais e traços característicos de personagens famosos (como um floco de neve para representar a Elsa) e use esse recurso em suas aulas.

06 - GELATINA DE LEGO


Uma dos momentos que as crianças mais gostam na escola é quando chega a hora de brincar com as pecinhas de lego. Para deixar esse momento ainda mais prazeroso, o professor pode trabalhar as cores e formas aliado a um lanche bem saudável, onde as crianças não se importarão de participar pelo fascínio de ver uma comida na forma de um de seus brinquedos favoritos.

***

E então, o que acharam dessas ideias???



☺ Você poderá gostar também de:


Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Armário do Professor