Nessa etapa o professor deve levar o aluno a explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais e estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e outros grupos.
Então nesse primeiro momento podemos apresentar conteúdos relacionados à escola e também a valorização do eu, juntamento com a valorização das relações entre os colegas.
- ACOLHIDA:
***Obs.: Caso o professor trabalhe na educação infantil, elabore cartazes do calendário, tempo e ajudante do dia e acrescente o momento para olhá-los durante a rotina.
2 - Monte uma roda com as crianças e cante algumas músicas usando coreografias simples, como "De abóbora faz melão", "A dona aranha", "10 indiozinhos", "Atirei o pau no gato" etc.
- DESENVOLVIMENTO DA AULA:
3 - Ainda em círculo, conte para seus alunos a história" O coelhinho que não queria estudar". Para isso você pode usar o recurso visual em power point (disponibilizado pra download abaixo), desenhar a história em papel e contar com o auxílio visual, fazer fantoches em palito de picolé, ou mesmo de mão. Uma ideia bacana é se unir a outros professores da escola e juntos elaborarem um teatro para apresentar para as crianças. Essa parte fica para sua criatividade e disponibilidade de materiais e pessoas de sua escola.
O Coelhinho que não queria estudar
Na floresta, todos os filhotes de animais iam à escola. Só ficava em casa o coelhinho Juquinha.
Ele não queria aprender a ler, achava que não precisava disso, que poderia encontrar cenouras sem saber ler. Só queria se divertir.
Juquinha gostava de ir à casa do tio Coelho ouvir histórias.
Certo dia, chegou à casa do Tio Coelho, bateu... chamou... chamou, ninguém respondeu. Tio Coelho tinha deixado um aviso na porta, mas Juquinha não sabia ler e pensou que Tio Coelho tivesse ido fazer alguma visita. E foi embora.
Aborrecido por não ter encontrado o tio em casa, e cansado de tanto andar, Juquinha com surpresa avista o tio.
Juquinha então disse ao tio que estava vindo da sua casa e que era uma pena ele ter saído para fazer visita justamente naquele dia.
Tio Coelho respondeu: Eu não fui fazer visitas, deixei um aviso na porta , você não leu?.
Juquinha ficou muito desapontado e não respondeu. Tio Coelho se lembrou de que ele não sabia ler e então explicou que no bilhete estava escrito que voltava logo e era para sentar e esperar. Juquinha ficou espantado ao saber do aviso.
No dia seguinte Juquinha foi à casa do senhor João de Barro conversar um pouco. Seu João não estava. Mas, bem embaixo de sua casa havia uma cadeira com um aviso.
Juquinha ficou contente pois achava que sabia o que os avisos queriam dizer. Então sentou e foi esperar um pouco. Daí percebeu que estava todo sujo de tinta e então ficou bravo porque ninguém avisou.
João de Barro abriu a porta e disse ao Juquinha se ele não tinha lido o aviso. Depois lembrou-se de que ele não sabia ler. A tinta estava fresca.
Juquinha ficou um pouco triste mas achava que agora já sabia tudo sobre avisos.
Então foi embora. Quando ele chegou em sua casa, viu a caixa do correio aberta. Dentro dela havia um papel. Ele achou que era um aviso de que a caixa tinha acabado de ser pintada e que a tinta estava fresca. Passou bem longe da caixa.
No dia seguinte Juquinha notou um movimento diferente. Parecia que estava acontecendo alguma coisa fora do comum. Havia muitos animaizinhos passando na rua. Eles não tinham ido à escola e passavam pra lá e pra cá carregando cestas coloridas. Juquinha, sem entender nada resolveu ir ver onde eles iam e começou acompanhá-los às escondidas. Os animais estavam parando no meio da floresta. Debaixo de uma árvore, fazendo um enorme piquenique.
E Juquinha então achou que ninguém havia o convidado . Começou então, a chorar.
A coelhinha Fofucha que era sua amiga, viu Juquinha chorando e lhe perguntou: Por que está chorando Juquinha? Juquinha então explicou que era porque ninguém havia lembrado dele. Ora Juquinha eles lembraram de você sim, o carteiro até deixou o seu convite lá na caixa de correio da sua casa, você não viu?
Juquinha enxugou as lágrimas e lembrou do papel que ele pensava que era um aviso sobre tinta fresca.
A coelhinha deu risada e chamando a sua atenção falou que era uma vergonha e que ele precisava aprender a ler.Mas venha Juquinha, nós estamos fazendo esse piquenique bem divertido. Você squer brincar com a gente? Coitado, ele não soube responder e ficou todo sem graça. Então os animais se reuniram em volta dele e começaram a brincar.
No outro dia, para a surpresa de todos os animaizinhos da floresta, Juquinha começou a frequentar a escola. Sendo o primeiro a chegar lá.
4 - Logo após a história comece um debate com as crianças e desenvolva qual a importância da escola.
5 - No quadro, escreva o nome dos personagens e estude as letras com seus alunos (iniciais, vogais, consoantes e os sons). Dependendo do nível de sua turma, trabalhe também as sílabas.
6 - Dentro da história, poderá também trabalhar quantidades (números de personagens, quantos coelhos tem na história, conjunto, maior e menor).
- ATIVIDADES:
☺ Você poderá gostar também de:
0 Comentários