A primeira semana de uma criança na escola é muito importante para sua adaptação, pois ela indicará ao aluno o que ele pode esperar ao longo do ano, abaixando assim sua resistência ao novo e facilitando seu desenvolvimento em sala. Dessa forma é de suma importância criar diversos momentos felizes ao longo da aula, para que o aluno posso se sentir acolhido, relaxado, alegre e confortável em expressar seus sentimentos e ideias.
É a partir desse contato que o professor conseguirá analisar as necessidades e particularidades de cada aluno, podendo estabelecer metas e traçar recursos para serem trabalhados para um melhor desenvolvimento de sua turma.
Na primeira semana, opte por fazer algumas rodas de conversa, onde o aluno sempre será o protagonista; contar história que o personagem passe pela experiência de descoberta, sempre traçando paralelos entre a jornada do personagem com a vivência do aluno; cantar cantigas de roda que estimulem gestos (A dona Aranha; O jipe do padre; 1, 2, 3 indiozinhos; A canoa virou etc) e realizar brincadeiras e dinâmicas onde seja preciso a interação entre os alunos.
As atividades que serão realizadas servirão para analisar o nível de cada aluno, assim como ambientar a criança na rotina da escola.
Essa é a sugestão de rotina:
ACOLHIDA*
*As sugestões são para ser dividas ao longo da semana,
criando a
rotina da sala de acordo com a necessidade de sua turma.
- Organizar a sala em U e recepcionar os alunos com uma caixinha de som tocando músicas;
- Se apresentar, escrevendo seu nome na lousa, e já iniciando a dinâmica de apresentação:
- Construa um dado e em cada face cole comandos relacionados a apresentação: Cor preferida, Animal preferido, Brincadeira que mais gosta, Comida que mais gosta, Idade, Música que mais gosta;
- Peça a criança para falar seu nome jogar o dado, respondendo a pergunta que cair.
- Cantar músicas com gestos;
- Fazer combinados com a turma, mostrando a elas seus direitos e deveres na escola;
- Roda de conversa abordando alguns assuntos: férias, o que espera aprender na escola, como é sua rotina, coisas que gostam de fazer etc (a partir dessa conversa o professor poderá identificar alunos que são mais extrovertidos e tímidos e estimular a participação de todos);
- Realizar brincadeiras com regras fáceis: cabra-cega, mestre mandou, chicotinho queimado, dança das cadeiras, estátua etc;
ATIVIDADES PROPOSTAS
(Clique sobre a imagem para ampliá-la e salve-a em seu computador)
DOWNLOAD EM PDF
- CLIQUE AQUI -
Quer nos ajudar com um valor sem compromisso? Nos envie um PIX de qualquer valor!
Código do PIX: jonhcapixaba@gmail.com
COLABORE COM O BLOG:
***
☺ Você poderá gostar também de:
☺ Atividades sobre a Família
☺ Sequência Didática - Poesia "Ninho de Passarinhos"
☺ Atividades para serem trabalhadas "Traços, Sons, Cores e Formas"
☺ 1º Dia de Aula: Planejamento e Atividades (Nova BNCC)
☺ 2º Dia de Aula: Adaptação e Atividades (Nova BNCC)
☺ 8 Atividades para o Maternal
☺ Apostila Parlendas: Treino de leitura
☺ Atividades de Revisão - A Mentira da Barata
☺ Sequência Didática - Poesia "Ninho de Passarinhos"
☺ Atividades para serem trabalhadas "Traços, Sons, Cores e Formas"
☺ 1º Dia de Aula: Planejamento e Atividades (Nova BNCC)
☺ 2º Dia de Aula: Adaptação e Atividades (Nova BNCC)
☺ 8 Atividades para o Maternal
☺ Apostila Parlendas: Treino de leitura
☺ Atividades de Revisão - A Mentira da Barata
0 Comentários