Para se situarem, os alunos precisam entender os muitos círculos sociais aos quais estão vivendo (família, escola, amigos, grupos religiosos etc). Para isso é muito importante a sua caracterização e a importância de cada um dele para sua vida. Dessa forma ele conseguirá reforçar melhor os laços e ao mesmo tempo, construir sua identidade entendo seu lugar no mundo.
1º Momento:
Crie em sala de aula um painel de uma árvore genealógica ilustrativa, colocando em ordem decrescente dos avós aos netos: Avô e avo - Pai e mãe - Filho e filha. Use esse painel para explicar o conceito de família, salientando a diversidade existente hoje em dia, falando que elas não seguem um único padrão. Pode exemplificar e iniciar uma roda de conversa pedindo para que cada aluno fale como é sua família.
2º Momento:
Trabalhe algumas atividades com seus alunos usando recursos como massinha (modelar sua família); atividades em folha e recorte e colagem.
(Clique sobre a imagem para ampliá-la e salve em seu computador)
Campos de Experiências trabalhados: O eu, o outro e nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
☺ Você poderá gostar também de:
☺ Entendendo os 5 Campos de Experiência da BNCC na Educação Infantil
☺ Atividades de Adaptação (Volta às aulas)
☺ Atividades para serem trabalhadas "Traços, Sons, Cores e Formas"
☺ 1º Dia de Aula: Planejamento e Atividades (Nova BNCC)
☺ 2º Dia de Aula: Adaptação e Atividades (Nova BNCC)
☺ Série 200 dias de aula: Dia 1
☺ Série 200 dias de aula: Dia 2
☺ Atividades de Adaptação (Volta às aulas)
☺ Atividades para serem trabalhadas "Traços, Sons, Cores e Formas"
☺ 1º Dia de Aula: Planejamento e Atividades (Nova BNCC)
☺ 2º Dia de Aula: Adaptação e Atividades (Nova BNCC)
☺ Série 200 dias de aula: Dia 1
☺ Série 200 dias de aula: Dia 2
0 Comentários